Portal IFNMG - "Convivência; respeito: um conhecimento maior". Memórias do Campus Diamantina no II Festival Ecologia de Saberes do Paraúna Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

"Convivência; respeito: um conhecimento maior". Memórias do Campus Diamantina no II Festival Ecologia de Saberes do Paraúna

Publicado: Terça, 05 de Julho de 2016, 15h47 | Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2016, 20h06

O Festival de Inverno de Diamantina, que conta com a parceria do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais -IFNMG, está a todo vapor! Nesse contexto, aproveitamos para lembrar que este não é o primeiro festival em que o IFNMG – Campus Diamantina marca presença como parceiro.

O Campus Diamantina apoiou o II FESTIVAL ECOLOGIA DE SABERES DO PARAÚNA, que aconteceu entre 30 de maio a 5 de junho de 2016 na comunidade do Capão, município Presidente Juscelino/MG.

O “Festival Ecologia de Saberes do Paraúna” contou com a realização da ONG caminhos da Serra e Fundação Palmares.  O principal objetivo do Festival, que já conquistou a sua segunda edição, é contribuir para a preservação saberes/fazeres tradicionais dos povos que habitam a bacia do Rio Paraúna, promovendo o encontro e a formação de laços de identidade regional.

As professoras do curso técnico em Teatro Flor Murta e Mariana Emiliano, colaboraram com a oficina Iniciação Teatral. Na tarde do dia 31 de maio, crianças da comunidade puderam vivenciar com as professoras, de maneira lúdica, os processos de preparação corporal para a cena, jogos cênicos e ainda experimentar a realização coletiva e colaborativa de pequenas cenas baseadas no texto “A hora e a vez de Augusto Matraga” de João Guimarães Rosa adaptado por Barbara Johnsen. As crianças do Capão deram um show!

 Leitura do texto dramatúrgico com a profa. Mariana Emiliano                                                                            Leitura do texto dramatúrgico com a profa. Mariana Emiliano

 
No Festival do Paraúna, alunos do curso técnico em Meio Ambiente tiveram uma participação muito especial. A convite do Festival, os alunos Ariane Nogueira, Geraldo Carlos, Pâmela da Silva e Sidney Queiróz realizaram imersão na comunidade no Capão do dia 30 de maio a 3 de junho. A acolhida na comunidade envolveu hospedagem familiar. Os alunos tiveram a chance de conviver, conhecer histórias de vida e participar de diversas oficinas e atividades educativas promovidas pelo festival.

 

Dentre as oficinas realizadas pelos alunos, destaque para Bonecas africanas Abaomi, que consistiu em produçãode bonecas de pano com contação da historia da Abaomi e Tintas de pigmentos de terra e pinturas colaborativas, em que utilizando-se de pigmentos de terra de duas comunidades negras (Capão e Espinho), foi feito mutirões para produção das tintas e para pintura de dois grandes painéis.

boneca                                                                                                                                          Bonecas Abaomi 

 

oficina pigmento terra 3                                                                                  Detalhe de um dos murais feitos com tinta ecológica


Ao retornar a Diamantina, os alunos compartilharam suas experiências com os demais. Participaram do bate-papo, o coordenador do curso técnico em Meio Ambiente Emerson Delano e Bruno Mendes, um dos idealizadores do Festival que acompanhou e orientou os alunos na imersão. Além de atuar em Diamantina e região na área de patrimônio cultural, Bruno também é envolvido com o campo da agroecologia e pôde ampliar ainda mais a discussão.

bruno no IFNMG                                                         Bruno Mendes no Campus Diamantina com a turma do curso de Meio Ambiente

 

A experiência no Festival do Paraúna marcou a aluna Ariane Nogueira, de 30 anos: “Participei da oficina de pigmentos da terra, da oficina de bonecas e um pouco da de maracatu e registro. O que mais me marcou foi a oficina de bonecas... a história me tocou. Convivência, respeito: um conhecimento maior”.

ariane                                                                                                         Ariane Nogueira 

Fim do conteúdo da página