Portal IFNMG - IFNMG é protagonista no Festival de Inverno de Diamantina Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG é protagonista no Festival de Inverno de Diamantina

Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2016, 09h45 | Última atualização em Terça, 19 de Julho de 2016, 17h54
Integração: Campus Salinas e Campus Diamantina após apresentação da peça "Enfim, Instituto Federal"
Integração: Campus Salinas e Campus Diamantina após apresentação da peça "Enfim, Instituto Federal"

O IFNMG é presença marcante na organização e na programação do Festival de Inverno que está sendo realizado em Diamantina desde o dia 28 de junho e vai até o dia 31 de julho. O Campus Diamantina faz parte da comissão idealizadora e realizadora do evento junto com outras cinco instituições da cidade, e os campis Salinas e Januária representam a cultura do Instituto apresentando suas atrações no palco do histórico Teatro Santa Izabel.

WhatsApp Image 20160707Além disso, o Campus Diamantina ofereceu de 04 a 08 de julho os minicursos de Informática Básica e Web Design básico no laboratório móvel de Informática, que contou com a participação de 30 jovens e 19 idosos.

A programação do Festival conta, tanto no centro histórico quanto nos bairros, com uma diversificada programação artística, cultural e esportiva, envolvendo espetáculos de dança e de teatro, shows, oficinas, cafés literários, workshops , minicursos, maratona de ciclismo e motociclismo, lançamento de livros e bate-papo com autores, mostra de filmes e exposições de artes plásticas e de fotografias.

A programação completa pode ser acessada clicando aqui.

A riqueza da metade norte de Minas DSC01776

No noite do dia 9 de julho, o Grupo Cores da Vida, composto por alunos dos cursos técnicos em agroindústria, agropecuária e informática do IFNMG – Campus Salinas, apresentaram no Teatro Santa Izabel o espetáculo “Enfim, Instituto Federal”, que conta a história das cidades nas quais o IFNMG possui campi e as homenageia cantando e dançando algumas de suas mais marcantes manifestações culturais. A peça, que foi produzida para a abertura do II JIFENMG, em Salinas, incluiu no seu espetáculo referência aos novos campi do Instituto: a dança dos potes de Janaúba e Porteirinha, a dança alemã das origens de Teófilo Otoni e a dança afro e de Chica da Silva da anfitriã Diamantina. O grupo existe desde 1997 e já se apresentou em várias cidades de Minas e de outros estados.

Para acessar as fotos do espetáculo, clique aqui.

Vocês dizem tudo que querem?

DSC01956 CopiaNo domingo, dia 10 de julho, o Grupo Liberdade, também do IFNMG - Campus Salinas, apresentou a peça “Ditadura: mudanças e permanências”, que a partir dos conflitos de um adolescente entre suas ideias libertárias e o pai autoritário, retrata a repressão à liberdade no período da ditadura militar brasileira implementada em 1964. O espetáculo tem como diretores e roteiristas a dupla de alunos do Campus Salinas, Thiago Loyola Franco e Manu Gomes. No repertório há músicas, poesias e frases de consagrados artistas e personalidades do Brasil e do mundo, com uma finalização comovente de Mahtma Gandhi entoada por todos alunos-atores: “A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência”.

 festival.diamantinaThiago, estudante do terceiro ano do curso técnico em agroindústria do Campus Salinas, conta que a ideia nasceu despretensiosamente em sala de aula mas o resultado os fez querer ampliar as apresentações. “A peça surgiu dentro de um trabalho de Língua Portuguesa que tinha como tema liberdade de expressão. Fizemos então a peça, e como foi bem sucedida, quisemos que se difundisse, e de fato apresentamos nas cidades vizinhas, em Montes Claros durante o Seminário de Iniciação Científica e agora em Diamantina”, ressalta. Para Thiago, participar de grupos de teatro traz inúmeros benefícios e oportunidades. “O teatro nos ajuda no aprendizado e também a perder a timidez, a falar em público e a articular melhor as palavras, além das muitas amizades criadas e das viagens que fazemos para apresentar”, conclui o estudante.

Para acessar as fotos, clique aqui.

Na próxima terça-feira (12/07), às 19 horas, será a vez dos alunos do IFNMG – Campus Januária fazerem uma apresentação musical no Teatro Santa Izabel.

Para a professora do Campus Diamantina, Mariana Emiliano, que faz parte da comissão organizadora do Festival e é a coordenadora do Curso Técnico em Teatro do Campus, a produção e o engajamento artístico dos alunos e servidores em todas as unidades do IFNMG foram a semente para a criação do pioneiro curso de teatro em Diamantina, que começa sua primeira turma em agosto desse ano, com aula inaugural prevista para o dia 03 de agosto. "A forte presença da Arte nos diversos campi do IFNMG mostra o talento dos alunos e servidores e aumenta o desejo de que o teatro, a dança, a música e as artes visuais sejam mais trabalhadas. É preciso, cada vez mais, olhar as atividades artísticas com mais atenção, respeitar os horários de ensaios, reconhecer o trabalho dos envolvidos, oferecer espaço para que eles se desenvolvam com mais profissionalismo. Assim, fortalecemos essa semente da Arte e da cultura que pulsa na região em que atuamos", pondera Mariana. 

Realização coletiva

A realização do Festival é um esforço conjunto do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita, Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) - Museu do Diamante, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)- Unidade Diamantina, Prefeitura Municipal de Diamantina, Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O evento tem por objetivo dar visibilidade a manifestações artísticas e culturais produzidas e realizadas em Diamantina e em outras regiões do país, além de oferecer oficinas e outras atrações nas mais diversas linguagens.

"Por muitos anos, o Festival de Inverno foi em Diamantina. Agora é um Festival de Inverno de Diamantina, pensado, organizado e realizado dentro da cidade, por instituições da cidade", conclui o coordenador de extensão do IFNMG - Campus Diamantina, professor João Motta. 

13645096 600897636758904 9032211251785771467 n

Fim do conteúdo da página