Portal IFNMG - Conjunto musical do Campus Januária faz bonito no Festival de Inverno de Diamantina Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2016, 11h24 | Última atualização em Quarta, 13 de Julho de 2016, 11h43
imagem sem descrição.

Revezando harmonicamente entre diferentes instrumentos, ritmos e vocalistas, treze alunos dos cursos técnicos e superiores e dois professores do Campus Januária subiram no palco do Teatro Santa Izabel nesta terça-feira (12/07) na programação do Festival de Inverno de Diamantina e apresentaram um rico repertório de consagradas músicas brasileiras.DSC02085 2

O Grupo faz parte do Projeto de Extensão Práticas Musicais de Conjunto, que é coordenado pelo professor de Artes do Campus Januária, Ivan Carlos Schwan e em menos de um ano de existência já realizou várias apresentações no Campus Januária e começa a alçar voos maiores como essa apresentação na histórica cidade de Diamantina. “Quando escrevi o projeto não imaginei que ia tomar essa proporção tão grande. Felizmente, conseguimos agregar meninos e meninas muito bons e dedicados”, diz o professor Ivan. O projeto, que é um dos cinco projetos culturais desenvolvidos pelo docente no Campus, conta com instrumentos, ensaios regulares e bolsistas.

DSC02144 3Vitor Ferreira, aluno do primeiro período do curso superior de Agronomia, é um dos versáteis componentes do percussão do grupo. Toca bateria, chocalho e atabaque. “Sempre gostei de música e tinha alguns instrumentos e algum conhecimento, mas só em Januária, com esse grupo, que comecei a praticar em conjunto e a participar de apresentações. Além de desenvolver a percepção artística, o grupo me proporcionou amizades e me ajudou na adaptação à Januária, já que vim de Belo Horizonte para estudar e não conhecia ninguém aqui”, diz Vitor.

Para cada apresentação, os componentes definem diferentes repertórios de acordo com o perfil do evento. Para Diamantina transitaram entre a música popular brasileira, com Roberto Carlos, Beto Guedes, Lô Borges e Nando Reis, e o rock nacional, com Barão Vermelho, Chico Science, O Rappa e Jorge Ben Jor. A cada música, diferentes vocalistas – são cinco no total – e diferentes combinações de instrumentos. “A ideia é que todos experimentem os diferentes instrumentos e que façam adaptações das músicas escolhidas”, ressalta o professor Ivan.

Mais fotos da apresentação do Grupo pode ser acessada clicando aqui.

Festival continua

O Festival de Inverno de Diamantina conta com a presença do IFNMG – Campus Diamantina e mais cinco instituições da cidade na organização do evento, que começou no final de junho e vai até o dia 31 de julho, com uma diversificada programação artística, cultural e esportiva, envolvendo espetáculos de dança e de teatro, shows, oficinas, cafés literários, workshops , minicursos, maratona de ciclismo e motociclismo, lançamento de livros e bate-papo com autores, mostra de filmes e exposições de artes plásticas e de fotografias.

A programação completa pode ser acessada clicando aqui.