Portal IFNMG - Quase tudo pronto para a 3ª edição dos Jogos do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Quase tudo pronto para a 3ª edição dos Jogos do IFNMG

Publicado: Quinta, 28 de Julho de 2016, 15h24 | Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2016, 17h18

Enquanto o Rio de Janeiro se prepara para ser sede dos Jogos Olímpicos 2016, Arinos se organiza para sediar a 3º edição dos Jogos Intercampi do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (JIFENMG), que será realizado entre os dias 24 e 28 de agosto no IFNMG-Campus Arinos. Apesar das diferenças em relação aos eventos, o espírito esportivo e o clima de festa são os mesmos.

O que também não é diferente é o empenho dos organizadores em planejar os jogos. Segundo o pró-reitor de Extensão do IFNMG, professor Paulo César Pinheiro de Azevedo, servidores e alunos dos campi Almenara, Pirapora, Porteirinha, Araçuaí, Arinos, Janaúba, Januária, Montes Claros, Salinas e Teófilo Otoni estão envolvidos JIFENMG 2016. “A Pró-Reitoria de Extensão, juntamente com os campi, trabalham para garantir o sucesso do evento. Por isso, temos a certeza de que mais uma vez o JIFENMG será grandioso e coroado de êxito. Contamos com todo o Instituto para que isso aconteça”, afirma o professor.

Propósitos do JIFENMG

De acordo com os regulamentos e código disciplinar do JIFENMG, entre outras finalidades e outros objetivos, os jogos visam: promover a formação humana através da prática esportiva; valorizar o caráter educativo e socializador através do esporte; respeitar o coletivo e as diferenças, criando a oportunidade de demonstrar o aprendizado esportivo adquirido nas atividades promovidas pela área de educação física; integrar social e culturalmente os participantes, fortalecendo o vínculo entre os campi e fomentar a prática do esporte escolar, assegurando ao estudante a prática esportiva.

Para o pró-reitor de Extensão, acreditar e investir no esporte é, também, um caminho para para a formação plena da cidadania. Sobre isso, ele argumenta: “Temos a plena convicção de que nas atividades esportivas realizadas no JIFENMG, adolescentes e jovens constroem seus valores e conceitos, socializam-se e, principalmente, vivem novas realidades e cultura, fomentam a prática do esporte escolar com fins educativos contribuindo, assim, para a sua formação cidadã”.

Logomarca e mascote

A socialização e o poder do esporte estão representados, conforme explica o pró-reitor, na logomarca do evento, que foi pensada a partir da integração dos 11 campi do IFNMG. Os atletas da logomarca representam, além de várias modalidades esportivas, o espírito coletivo que deve se fazer presente em todas as competições.

Mascote Ararinos

Para abrilhantar ainda mais os jogos, foi escolhida como mascote uma arara-azul, que foi denominada de Ararinos, uma junção das palavras arara e Arinos.

A escolha se deu pelo fato de a arara ser uma ave típica da região do cerrado, que encanta a todos com sua cor vibrante e som alegre, vista com frequência na cidade de Arinos. Porém, a arara-azul está ameaçada de extinção devido à caça, ao comércio clandestino e à degradação do seu habitat natural devido ao desmatamento.

Os organizadores explicam que ter a ave como mascote é uma forma de, também, defender a fauna da região por meio da divulgação do problema.

Modalidades

As inscrições já se encerraram, e, aproximadamente, 500 participantes se inscreveram no evento. Eles vão competir nas seguintes modalidades: atletismo, basquetebol, futsal, handebol, natação, voleibol, tênis de mesa, vôlei de praia, futebol de campo e xadrez. Todas as modalidades acontecerão com provas no masculino e no feminino, exceto futebol de campo que será apenas no masculino.

Os vencedores serão premiados com troféus e medalhas, e o campeão de cada modalidade representará o IFNMG no Jogos dos Institutos Federais - JIF 2016 - Etapa Regional Sudeste, que acontecerá no Instituto Federal do Espiríto Santo, em Guarapari (ES) no período de 06 a 11/09/2016.

Clique aqui para acessar os Regulamento Geral, Regulamento Específico e Código Disciplinar.