Portal IFNMG - Aulas de Campo e Visitas Técnicas marcam presença no curso de Meio Ambiente Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Aulas de Campo e Visitas Técnicas marcam presença no curso de Meio Ambiente

Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2016, 18h03 | Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2016, 17h22

 

SÁBADO LETIVO COM AULA DE CAMPO INTEGRADA NA ÁREA DE PROTEÇÃO DO PAU DE FRUTA

No dia 17 de setembro, sábado, foi realizada aula de campo na Área de Proteção Especial do Pau de Fruta da COPASA, com objetivo de elaborar projeto integrado envolvendo as disciplinas "Gestão de Bacias Hidrográficas", "Recursos Florestais" e "Solos e Meio Ambiente". A aula contou com a participação dos alunos do curso Técnico em Meio Ambiente e professores da área técnica do curso, os quais apresentaram temáticas relacionadas às respectivas disciplinas. 

O prof. Paulo Marinho abordou aspectos relacionados à bacia hidrográfica da área de proteção ambiental e a importância da proteção integral da mesma para a produção de água em quantidade e qualidade para o município de Diamantina. O prof. Emerson Delano ressaltou a importância da conservação dos remanescentes florestais para a proteção das nascentes e dos cursos d´água da área de estudo, assim como aspectos relacionados à restauração florestal nas áreas passíveis de recuperação. Encerrando a manhã de trabalho, o professor João Motta abordou aspectos relacionados aos solos da área de proteção do Pau de Fruta. 

 

 

VISITA TÉCNICA AO CENTRO INTEGRADO DE PROPAGAÇÃO DE ESPÉCIES FLORESTAIS - UFVJM CAMPUS JK

No dia 19 de setembro  os alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente juntamente ao prof. Emerson Delano, responsável pela disciplina "Recursos Florestais", realizaram visita técnica no Centro Integrado de Propagação de Espécies Florestais (CIPEF) no Campus JK da UFVJM, em Diamantina.

A visita técnica contou com a presença dos Doutorandos do Departamento de Engenharia Florestal Luiz Carlos e Thalyta Fernandes.  Foram abordados assuntos relacionados aos recipientes, substratos, estruturas e as técnicas envolvidas na propagação sexuada e assexuada de mudas de espécies florestais nativas.

-

As aulas de campo integradas favorecem a interação entre as disciplinas do curso através de uma abordagem de temas relevantes para um compreensão crítica e reflexiva das intereções ambientais, permitindo aos alunos relacionar diferentes conceitos trabalhados em sala de aula. Instrumento fundamental ao curso, as visitas técnicas, por sua vez, proporcionam novos ambientes de aprendizado, os quais se aproximam da realizade concreta e complexa das interações ambientais e do mundo do trabalho.

 

 

SÁBADO LETIVO COM AULA DE CAMPO INTEGRADA NA ÁREA DE PROTEÇÃO DO PAU DE FRUTA
Fim do conteúdo da página