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Formatura da primeira turma do técnico em Informática do Campus Diamantina será hoje

Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 10h23 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 20h46
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A noite de desta quinta-feira, 15/12, vai ficar registrada na história do IFNMG-Campus Diamantina pela formatura da primeira turma do curso técnico em Informática, nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio. O evento acontecerá no Auditório da Superintendência Regional de Ensino (Av. Dr. Sílvio Felício dos Santos, 45), a partir das 20 horas.

O coordenador do curso, professor Alyson Trindade Fernandes, se diz muito feliz por ter acompanhado, passo a passo, a realização do sonho dos 13 formandos. “Acompanhei esta turma do primeiro ao último dia de aula. Neste um ano e meio, tenho compartilhado esforços com todos do Campus Diamantina para que essa turma possa se formar com a melhor qualidade possível”, diz o professor.

Alessandro Luis Moreira, 21 anos, é um desses formandos. Para ele, a formatura é sinônimo de “sonho realizado e o primeiro passo para o futuro”. Futuro que já começou, pois Alessandro não perdeu tempo e já se matriculou no curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em uma instituição particular de ensino. Em seus planos está também a possibilidade de abrir uma loja especializada em produtos de tecnologia. “Acredito que, a partir da tecnologia, nós podemos mudar o mundo”, aposta Alessandro.

Outro formando, Patrick Jhonsom de Almeida, de 18 anos, também já está de olho no futuro e pretende seguir na área: ele quer fazer graduação em Sistemas de Informação. De imediato, está de olho em uma oportunidade para começa a trabalhar logo como técnico de informática. Segundo ele, várias oportunidades de atuar na área surgiram ao longo do curso, mas não foi possível conciliá-las com o trabalho como jovem aprendiz na área administrativa e o ensino médio, que ele cursou ao mesmo tempo em que fazia o técnico.

Desafios

Tranquilo em relação à qualidade da formação dos novos técnicos em Informática, o professor Alyson Fernandes frisa que, agora, a inserção desses profissionais no mercado de trabalho dependerá apenas da demanda das empresas de Diamantina e região. “Em diversos momentos do curso, foram montados cenários para atividades práticas que simulavam o ambiente corporativo e esses alunos se mostraram extremamente maduros e tranquilos ao se deparar com cada novo desafio”, comenta o coordenador do curso.

E o último desafio dos alunos antes da formatura foi desenvolver e defender, junto a uma banca avaliadora, seus projetos integradores que, como o próprio nome sugere, integram as habilidades técnicas desenvolvidas nas disciplinas ao longo do curso com temas relacionados ao desenvolvimento social e/ou profissional do aluno e da região.
Os projetos foram apresentados à banca nos dias 12 e 13 de dezembro. Os principais temas foram relacionados às áreas de desenvolvimento de software, redes de computadores e hardware. Seguem os títulos dos trabalhos apresentados:

- Desenvolvimento de uma ferramenta para divulgação dos serviços de um salão de beleza;
- Análise das funcionalidades, melhorias e falhas do Sistema de Gerenciamento Canônico Paroquial (SGCP);
- Desenvolvimento de um aplicativo Android para controle de frequência estudantil;
- Vinculação de rede WI-FI aberta ao site da instituição;
- Estudo sobre técnicas e resultados dos encapsulamentos BGA "BALL GRID ARRAY";
- Construção de uma ferramenta para controle de receitas e despesas para Micro e Pequenas Empresas (MPE's);
- Módulo reserva de espaço do software Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGA: Análise do processo de implantação e adequações para otimização no agendamento de utilização dos espaços físicos da UFVJM;
- Criação de software para auxílio em relatório fiscal;
- Transformando o desperdício em Inclusão Digital;
- Analisando logs em tempo real para identificação de falhas e armazenamento estruturado de informações utilizando o ELK (Elasticsearch + Logstash + Kibana);
- Desenvolvimento de um aplicativo para auxílio no ensino de Redes de Computadores.

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