Portal IFNMG - Atenção servidores: abertas inscrições para Mestrado Interinstitucional em Sociologia Política Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2012, 16h30 | Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2012, 16h30

 

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou o edital para seleção da turma de Mestrado Interinstitucional voltado a professores e técnico-administrativos do IFNMG.

O Minter foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e terá parte de suas despesas financiadas com recursos aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e parte com recursos próprios do IFNMG.

As inscrições estarão abertas de 3 de dezembro de 2012 a 31 de janeiro de 2013. No ato da inscrição, os candidatos deverão comprovar proficiência em um idioma estrangeiro – inglês ou francês. As orientações sobre as inscrições estão disponíveis no edital de seleção.

Será formada uma única turma, de até 20 alunos, para o biênio 2013/2014. Os encontros e orientações ocorrerão em um dos campi do IFNMG, em local a ser definido em função da distribuição dos alunos selecionados nas unidades do Instituto.

O curso tem duração de 24 meses, período em que o aluno deve cumprir, no mínimo, 34 créditos: 12 em disciplinas obrigatórias (Teoria Social Clássica; Metodologias I e II; Teoria Social Contemporânea); 12 em disciplinas optativas; quatro em Seminários de Pesquisa; e seis créditos na realização da dissertação.

O PPGSP tem sete linhas de pesquisa: Meio ambiente e desenvolvimento rural e urbano; Estado, mercado, empresariado e sistema financeiro; Modernidade, ciência e técnica; Cultura, educação, gênero, gerações e etnias; Movimentos sociais, participação e democracia; Mundos do trabalho; e Ideias, instituições e práticas políticas.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no endereço eletrônico www.sociologia.ufsc.br.

Seleção

A seleção constará de três etapas eliminatórias. A primeira, a ser realizada em 15 de fevereiro, será a prova escrita, versando sobre conteúdos relativos à formação básica em Teoria Social e Política (veja bibliografia de referência no edital de seleção).

Na segunda etapa, entre os dias 18 a 25 de fevereiro, serão analisados os anteprojetos apresentados pelos candidatos. Entre os dias 27 e 28 de fevereiro, os candidatos serão avaliados por meio de entrevistas, nas quais serão discutidos seus anteprojetos e analisados seus currículos e históricos escolares.

O local de realização da prova escrita e das entrevistas será definido em função da distribuição dos candidatos nos campi do IFNMG.

Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Acesse aqui:

Edital Minter
Ficha de inscrição
Carta de recomendação

Fim do conteúdo da página