Portal IFNMG - IFNMG Campus Arinos encerra o ano letivo de 2017 com importantes ações de Ensino, de intercâmbio e de participação local Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 28 de Dezembro de 2017, 14h44 | Última atualização em Quinta, 28 de Dezembro de 2017, 17h43

O mês de dezembro é normalmente visto como o menos produtivo de um ano letivo, em virtude das provas finais, dos conselhos de classe, dos eventos de confraternização etc., mas no Campus Arinos não é assim. Além de todas essas demandas, o último mês letivo foi movimentado por ações de grande relevância: o Projeto de Ensino Gênero, Corpo e Sexualidade, aliado ao Projeto Educação pela Vida; a participação no Projeto Soletrando – Aprendendo com as Palavras, organizado pela Superintendência Regional de Ensino de Unaí/MG; a visita de professoras de Ciências Agrárias moçambicanas, em intercâmbio no Brasil; a participação no Projeto Natal Solidário da Creche ACOMAR, localizada no bairro Crispim Santana.

Projeto de Ensino Gênero, Corpo e Sexualidade:

No último trimestre do ano letivo de 2017, as turmas dos cursos técnicos integrados foram provocadas sobre temas relacionados a corpo, gênero e sexualidade, cujo propósito foi debater questões de grande relevância no cotidiano, como: DST, métodos contraceptivos, gênero e curiosidades relacionadas aos temas. Ao decorrer do trimestre, vários professores auxiliaram os grupos na construção e organização das ideias propostas por eles. Foram realizadas ações como debates, discussões de textos e vídeos, jogos de pergunta e resposta, pesquisa de opinião, construção de infográficos e análise de dados, aulas expositivas, atividades individuais e em grupo. Os alunos das turmas de 1º ano apresentaram resultados das discussões por meio de uma revista coletiva, em que cada seção foi produzida a partir de um tema escolhido pelos mesmos. Os alunos do 2º ano de informática contribuíram fazendo a editoração gráfica e capa das revistas.

As revistas contaram com notícias, textos de discussão, artigos de opinião, passatempos, propagandas, testes, sugestões de filmes e leituras. O lançamento da revista e o encerramento do projeto, contou com um evento organizado com a participação dos alunos. Eles ficaram responsáveis pela divulgação dos temas da revista por meio de cartazes e pela realização da campanha de luta contra a AIDS utilizando plaquinhas de self e a distribuição do símbolo da campanha. O projeto contou com a exposição das revistas, produzidas nos anos anteriores, juntamente com um mural na biblioteca. Os servidores participantes acompanharam o processo de produção da revista, apresentando sugestões para incentivar a melhoria dos textos e do conteúdo da revista em si.

 Sem título13236

Projeto Educação pela Vida

Com apoio do Núcleo de Assuntos Estudantis e Comunitários - NAEC e dos alunos participantes, foi organizado um encontro no dia 02 de dezembro, contando com a campanha organizada pelos estudantes e duas palestras abordando gênero e corpo, como culminância também do Projeto Educação Pela Vida. O quarto evento anual desse projeto contou com a abordagem de temas relacionados à Sexualidade, como AIDS e gravidez na adolescência.

Projeto Soletrando – Aprendendo com as Palavras

O Soletrando é um projeto organizado pela Secretaria de Estado de Educação de MG, na Superintendência Regional de Ensino de Unaí, e envolve escolas públicas de Ensino Fundamental/Anos Finais de Arinos e região. O objetivo é promover o estudo das palavras da Língua Portuguesa, seus significados, classe gramatical, a importância da escrita correta e a ampliação do conhecimento. O projeto tem colaborado para a melhoria e a qualidade do vocabulário dos alunos, por meio de uma competição saudável, lúdica, agradável, onde aprender tem sido um dever com prazer. Em 2017, o Campus Arinos foi parceiro do projeto nas etapas municipal e regional, representado pela professora de Língua Portuguesa Marcele Lopes, que participou como membro da mesa julgadora em ambas as etapas.

A final da etapa municipal aconteceu no dia 01 de dezembro, na Escola Municipal Professor Benevides, no bairro Crispim Santana, e a vencedora foi Priscila Andrade Moraes, aluna do 9° ano na Escola Estadual Garibaldina Fernandes Valadares e filha do servidor Jonas Moraes. Priscila, que será aluna do IFNMG Campus Arinos em 2018, venceu o Soletrando nos dois últimos anos, e saiu do palco aplaudida e premiada com uma bicicleta.

A final da etapa regional ocorreu no dia 06 de dezembro, no auditório do Campus Arinos e contou com oito adolescentes representantes das cidades da região. A vencedora foi a aluna do município de Bonfinópolis de Minas, que sediará a final da etapa regional em 2018. A representante de Arinos, Priscila, ficou com a segunda colocação.

Sem título123

Visita de professoras moçambicanas ao IFNMG Campus Arinos

Quatros professoras de Ciências Agrárias estiveram em Arinos para uma experiência de intercâmbio docente entre os dias 07 e 09 de dezembro. Linda, Rosa, Matilde e Telma passaram por outras instituições de ensino no Brasil, inclusive em outros campi do IFNMG, e partiram a seu país levando muitas experiências positivas e relatos de práticas docentes enriquecedoras.

Segundo o professor Diogo de Moraes, a comitiva de profissionais das ciências agrárias de Moçambique teve como intuito a troca de experiências e vivências relacionadas às práticas de ensino-aprendizagem com os profissionais do Campus Arinos. Durante a manhã do dia 08/12, os professores Diogo e Manoel Xavier acompanharam as visitantes até as instalações agrícolas do campus. Os professores apresentaram as principais práticas pedagógicas realizadas no setor, em especial, na suinocultura, na bovinocultura, na agroecologia, na avicultura e na fruticultura.

Na tarde do mesmo dia, as professoras moçambicanas visitaram a fazenda produtora de soja, milho e sorgo do Campus e viram também o setor de máquinas utilizadas na agricultura, acompanhadas pelo professor Ronan Santana. Também foi realizado um treinamento referente às boas práticas em tecnologias para aplicação de produtos fitossanitários, pelo professor Ronaldo Madureira. Foram abordadas a importância da segurança na aplicação destes produtos, a definição de qual o momento mais adequado para realizar o controle do alvo, a seleção da ponta de pulverização mais adequada para a sua utilização em função das condições meteorológicas e em função do alvo a ser controlado, e a realização do monitoramento da qualidade da aplicação, manutenção e calibração do pulverizador costal hidráulico.

A noite de sexta foi marcada por uma rodada de pizzas em estabelecimento comercial do município, as visitantes foram acompanhadas pelas professoras Luana Botelho e Camila Palles e pelo professor Ronaldo Madureira.

O sábado teve início um minicurso sobre práticas pedagógicas, oferecido pela professora Marcele Lopes. Na oportunidade, as professoras intercambistas fizeram várias perguntas sobre planos de aulas, práticas pedagógicas e avaliação. Participaram ativamente da aula, que ocorreu na sala do Centro de Línguas, e fizeram importantes relatos de suas experiências em Moçambique. Depois do minicurso, as professoras participaram do almoço de confraternização do Campus Arinos.

IMG 9696

Campanha Natal Solidário – Creche ACOMAR

Durante os meses de novembro e dezembro, a Articulação Comunitária de Arinos e Região – ACOMAR realizou a campanha Natal Solidário, em que foram sensibilizados padrinhos para as crianças da Creche localizada no Bairro Crispim Santana. Ao todo, dezenove servidores do IFNMG Campus Arinos participaram da campanha, enviando presentes para as crianças. No dia 15 de dezembro, esses servidores foram representados pelas professoras Marcele Lopes e Naylane Villasboas e pelo professor Nestor Madureira na Festa de Natal, momento em que brincaram e lancharam com as crianças, fazendo a entregas dos presentes e recebendo o carinho delas.

Sem título

Clique aqui e vejas mais fotos dos eventos.

Fim do conteúdo da página