Portal IFNMG - Núcleo de Estudos e pesquisas sobre Pedagogia da Alternância e Educação do Campo e o Núcleo de Agroecologia do Campus Arinos visita a Comunidade Vila Bom Jesus em Igrejinha Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Núcleo de Estudos e pesquisas sobre Pedagogia da Alternância e Educação do Campo e o Núcleo de Agroecologia do Campus Arinos visita a Comunidade Vila Bom Jesus em Igrejinha

Publicado: Quarta, 15 de Setembro de 2021, 17h30 | Última atualização em Quarta, 15 de Setembro de 2021, 17h31
imagem sem descrição.

O IFNMG-Campus Arinos, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia da Alternância e Educação do Campo e Núcleo de Agroecologia, realizaram um Círculo de Cultura, na Fazenda Menino, localizada na Comunidade Rural da Vila Bom Jesus (Igrejinha) no município de Arinos/MG, com o objetivo de fazer um levantamento dos temas geradores e construção dos blocos temáticos para organização curricular de um projeto de ensino do Curso Técnico em Agropecuária em Regime de Alternância. 

A metodologia de Círculo de Diálogo utilizada, é baseado no Círculo de Cultura criado pelo educador Paulo Freire. A investigação servirá como guia para o planejamento de diretrizes e operações na construção do currículo integrado. Nessa metodologia são constituídos grupos de trabalho e de debates com interesses em comum, cujos objetivos são reflexões e discussões dentro de um contexto de prática social livre e crítica.

Durante o evento a senhora Maria Alice Techeira de Oliveira – Presidente da Associação Comunitária Vila Bom Jesus em Arinos/MG, reforça a implantação do projeto do curso no IFNMG - Campus Arinos, com o intuito de capacitar profissionalmente os jovens da comunidade para o mercado de trabaho: “É assim … os meninos quando completam … completam o terceiro ano, né, eles pega – outros nem completam – pega e vai embora. Eu conheço muito aí de igrejinha que já fizeram isso. Aí nem completa, vai embora. Chega lá não arruma nem serviço direito lá não por causa do estudo, que não completou aqui. Aí fica esses meninos lá assim, de qualquer jeito lá, sem identidade nenhuma, nada né. Sendo que aqui, sendo que aqui se tivesse uma instituição de lá para cá, do instituto de lá pra cá, esses meninos ia aproveitar mais e aprender trabalhar, e profissionalmente … e trabalhar né”.

As fotos a seguir foram tiradas durante a realização do Círculo de Cultura na Fazenda Menino.

                              WhatsApp Image 2021 08 20 at 19.23.09 1    WhatsApp Image 2021 08 20 at 19.23.12 2

Fim do conteúdo da página