Portal IFNMG - Campus Diamantina realiza aula inaugural do Curso Técnico em Meio Ambiente Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Campus Diamantina realiza aula inaugural do Curso Técnico em Meio Ambiente

Publicado: Terça, 08 de Março de 2016, 14h55 | Última atualização em Segunda, 23 de Maio de 2016, 13h58

Com a presença de alunos e servidores do IFNMG e de representantes de entidades parceiras de Diamantina e região, o IFNMG – Campus Diamantina realizou no dia 29 de fevereiro no auditório da Prefeitura a aula inaugural do Curso Técnico em Meio Ambiente, que começa sua primeira turma, com 35 alunos, neste primeiro semestre de 2016. O evento contou também com a presença do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFNMG, prof. Alisson Castro.

Após a belíssima apresentação musical da Orquestra de Câmara do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita, os alunos e demais presentes assistiram a uma palestra com o Pró-Reitor de Pesquisa da UFVJM, professor Reynaldo Santana, que falou sobre importância e visão futura com relação ao Curso Técnico em Meio Ambiente.

Segundo o professor do Curso e coordenador de extensão do Campus Diamantina, professor João Motta, a área ambiental em Diamantina merece destaque por se tratar de uma região com grande quantidade de atrativos naturais, unidades de conservação e Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs), que atraem milhares de turistas e eventos esportivos e ecoturísticos. Por outro lado, segundo o professor, a região apresenta sérios problemas de ordem ambiental, decorrentes de um processo de exploração econômico fundamentado no extrativismo inconsequente. Poluição dos cursos d'água, erosão, assoreamento dos rios, ressecamento do solo e diminuição da biodiversidade são algumas das consequências de atividades como mineração, agropecuária, obras de infraestrutura, desmatamento e queimadas. “Nessa perspectiva, esse cenário de relevante riqueza ambiental permeado por carências sociais e econômicas existentes aponta para a necessidade de qualificarmos mão-de-obra com conhecimento e competências para alavancar um novo modelo de desenvolvimento, que gere emprego e renda a partir de atividades ambientalmente sustentáveis, tais como o ecoturismo, o mercado verde, as certificações socioambienais, as fontes alternativas de energia, a reciclagem e desenvolvimento de novos produtos, o mercado de créditos de carbono, os esportes de aventura, entre outros”, ressalta João Motta. 

No Campus Diamantina, o Curso Técnico em Meio Ambiente é ofertado na modalidade concomitante, para quem está cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino, e subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio; tem a duração de três semestres e as aulas são no período noturno.

AlCWpDSTnvbGJ01ZPFS wuxQf6bHD3q4DbCQYeO3dD 3

AnEQQ6j f9OWyKZhrCle4q05R0b7tAa29I8exYTqhgJe

AnlZg2hOYPNVws71KvVaaVHHNNVqAOJh8K40DVF5ACD2

AsEqrZGomuihlmOkkZ85grCFYcoYV8UclQ2t HMbsBz2

Fim do conteúdo da página