Portal IFNMG - FESTIVAL DE INVERNO DE DIAMANTINA: Programação rica e variada vai esquentar a cidade, com quase 30 dias de atrações Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2016, 18h18 | Última atualização em Terça, 19 de Julho de 2016, 17h52

FESTIVAL DE INVERNO DE DIAMANTINA

De 28 de junho a 31 de julho, instituições públicas locais realizam o Festival de Inverno de Diamantina, que promete esquentar a cidade com uma programação artística, cultural e esportiva rica e variada. A realização é um esforço conjunto do Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita, Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) - Museu do Diamante, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)- Unidade Diamantina, Prefeitura Municipal de Diamantina e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

O Festival de Inverno de Diamantina tem o objetivo de dar visibilidade a manifestações artísticas e culturais produzidas e realizadas em Diamantina e em outras regiões do país, além de oferecer oficinas e outras atrações, nas mais diversas linguagens: artes do corpo, artes da palavra, audiovisual, cultura popular, patrimônio material e imaterial, música, arte e ciência, cultura do esporte.

“Durante muitos anos a cidade foi palco de eventos dessa natureza, mas é a primeira vez que o Festival é totalmente promovido por parceiros locais. Sua realização só foi possível devido a essa união de forças”, afirma o secretário municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Walter Cardoso França Júnior. Para a realização do Festival de Inverno de Diamantina, as instituições contam ainda com o apoio do Instituto Casa da Glória - UFMG, Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae) e Serviço Nacional do Comércio (Senac).

Participação do IFNMG

Como um dos realizadores do Festival de Inverno de Diamantina, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais marca presença também com atrações vindas de outros campi. O campus Salinas participa com os espetáculos “Enfim, Instituto Federal” e “Ditadura: Mudanças e Permanências”, realizadas por alunos dos cursos técnicos integrados. Já o campus Januária apresenta o projeto “Práticas Musicais de Conjunto”, sendo todas as apresentações no Teatro Municipal Santa Izabel.

Além das apresentações artísticas, o IFNMG oferecerá de 04 a 08 de julho os minicursos de Informática Básica e Web Design básico, no laboratório móvel de Informática. Os professores Flor Murta, João Motta e Mariana Emiliano, do campus Diamantina, integram a comissão de organização do Festival, colaborando com a construção de um novo formato na produção de um grande evento. De acordo com Mariana, coordenadora do Curso Técnico em Teatro que terá início em agosto, “essa parceria entre instituições é fundamental para criar espaços de reflexão e troca entre artistas e a comunidade local, e o IFNMG está atento às demandas que se apresentam no campo das Artes em Diamantina e região”.

Programação

Durante quase 30 dias, Diamantina será palco, tanto no centro histórico quanto nos bairros, de uma diversificada programação artística, cultural e esportiva, envolvendo apresentação de dança, espetáculos de teatro, shows, oficinas e cafés literários, workshops de música, cinema, teatro e fotografia, minicursos de design gráfico, informática e gastronomia, maratona de ciclismo e motociclismo, lançamento de livros e bate-papo com autores, mostra de filmes, exposições de artes plásticas e de fotografias.

“Dessa forma, o Festival de Inverno de Diamantina está também em consonância com as metas do Plano Nacional de Cultura, no sentido de assegurar o acesso à arte e à cultura, em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica, a toda comunidade diamantinense e ao enorme contingente de turistas que visitam a cidade com regularidade”, conclui o diretor de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM, professor Roberto Amaral.

Abertura

O Festival de Inverno de Diamantina será oficialmente aberto no dia 28 de junho, às 19 horas, no Anfiteatro da UFVJM - Campus I (Rua da Glória, 187 - Centro), com a presença de representantes de todas as instituições envolvidas

Confira a programação pelo link: Festival de Inverno de Diamantina (2ª quinzena)

FESTIVAL DE INVERNO DE DIAMANTINA