Portal IFNMG - Formatura da primeira turma do técnico em Informática do Campus Diamantina será hoje Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Formatura da primeira turma do técnico em Informática do Campus Diamantina será hoje

Publicado: Quinta, 15 de Dezembro de 2016, 10h23 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 20h46
imagem sem descrição.

A noite de desta quinta-feira, 15/12, vai ficar registrada na história do IFNMG-Campus Diamantina pela formatura da primeira turma do curso técnico em Informática, nas modalidades concomitante e subsequente ao ensino médio. O evento acontecerá no Auditório da Superintendência Regional de Ensino (Av. Dr. Sílvio Felício dos Santos, 45), a partir das 20 horas.

O coordenador do curso, professor Alyson Trindade Fernandes, se diz muito feliz por ter acompanhado, passo a passo, a realização do sonho dos 13 formandos. “Acompanhei esta turma do primeiro ao último dia de aula. Neste um ano e meio, tenho compartilhado esforços com todos do Campus Diamantina para que essa turma possa se formar com a melhor qualidade possível”, diz o professor.

Alessandro Luis Moreira, 21 anos, é um desses formandos. Para ele, a formatura é sinônimo de “sonho realizado e o primeiro passo para o futuro”. Futuro que já começou, pois Alessandro não perdeu tempo e já se matriculou no curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em uma instituição particular de ensino. Em seus planos está também a possibilidade de abrir uma loja especializada em produtos de tecnologia. “Acredito que, a partir da tecnologia, nós podemos mudar o mundo”, aposta Alessandro.

Outro formando, Patrick Jhonsom de Almeida, de 18 anos, também já está de olho no futuro e pretende seguir na área: ele quer fazer graduação em Sistemas de Informação. De imediato, está de olho em uma oportunidade para começa a trabalhar logo como técnico de informática. Segundo ele, várias oportunidades de atuar na área surgiram ao longo do curso, mas não foi possível conciliá-las com o trabalho como jovem aprendiz na área administrativa e o ensino médio, que ele cursou ao mesmo tempo em que fazia o técnico.

Desafios

Tranquilo em relação à qualidade da formação dos novos técnicos em Informática, o professor Alyson Fernandes frisa que, agora, a inserção desses profissionais no mercado de trabalho dependerá apenas da demanda das empresas de Diamantina e região. “Em diversos momentos do curso, foram montados cenários para atividades práticas que simulavam o ambiente corporativo e esses alunos se mostraram extremamente maduros e tranquilos ao se deparar com cada novo desafio”, comenta o coordenador do curso.

E o último desafio dos alunos antes da formatura foi desenvolver e defender, junto a uma banca avaliadora, seus projetos integradores que, como o próprio nome sugere, integram as habilidades técnicas desenvolvidas nas disciplinas ao longo do curso com temas relacionados ao desenvolvimento social e/ou profissional do aluno e da região.
Os projetos foram apresentados à banca nos dias 12 e 13 de dezembro. Os principais temas foram relacionados às áreas de desenvolvimento de software, redes de computadores e hardware. Seguem os títulos dos trabalhos apresentados:

- Desenvolvimento de uma ferramenta para divulgação dos serviços de um salão de beleza;
- Análise das funcionalidades, melhorias e falhas do Sistema de Gerenciamento Canônico Paroquial (SGCP);
- Desenvolvimento de um aplicativo Android para controle de frequência estudantil;
- Vinculação de rede WI-FI aberta ao site da instituição;
- Estudo sobre técnicas e resultados dos encapsulamentos BGA "BALL GRID ARRAY";
- Construção de uma ferramenta para controle de receitas e despesas para Micro e Pequenas Empresas (MPE's);
- Módulo reserva de espaço do software Sistema Integrado de Gestão Acadêmica - SIGA: Análise do processo de implantação e adequações para otimização no agendamento de utilização dos espaços físicos da UFVJM;
- Criação de software para auxílio em relatório fiscal;
- Transformando o desperdício em Inclusão Digital;
- Analisando logs em tempo real para identificação de falhas e armazenamento estruturado de informações utilizando o ELK (Elasticsearch + Logstash + Kibana);
- Desenvolvimento de um aplicativo para auxílio no ensino de Redes de Computadores.

Fim do conteúdo da página