Portal IFNMG - O Teatro é mesmo a arte do encontro Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 20h44 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 20h49

 

Há uma máxima que diz que “o Teatro é a arte do encontro”. E não é que é mesmo?! O curso técnico em Teatro do IFNMG chega ao fim do seu primeiro módulo comemorando os encontros com diversos artistas-professores convidados que passaram por lá.


O curso começou em grande estilo a presença do Frei Chico como palestrante convidado da aula-espetáculo inaugural do curso, no dia 3 de agosto. O Frei falou, entre outras bonitezas, da arte e da teatralidade na cultura popular, especialmente no contexto do Vale do Jequitinhonha.


O palhaço Xique Xique (Cristiano Pena) trouxe seu palhaço como mestre de cerimônias da aula-espetáculo de inauguração do curso, ao lado da palhaça Biju (Júnia Bessa) e da pequena Lila. Cristiano conduziu também, no dia seguinte, uma roda de conversa com os alunos do curso sobre o ofício do ator e sua relação com o mundo do trabalho.


O ator e músico Luciano Mendes de Jesus esteve em Diamantina para compartilhar o processo criativo do projeto Garimpar em Minas Negras Cantos de Diamante e aproveitou para ministrar uma oficina abordando corpo e voz a partir do processo de pesquisa do seu espetáculo.


Pedro Murta, integrante do NaturalMentes, apresentou o parkour a partir de uma perspectiva crítica e dialogada e conduziu uma tarde de treinamento com propostas práticas numa tarde intensa e divertida.


A atriz Carolina Andrade conduziu dois encontros preciosos trazendo de forma prática e teórica a proposta do Teatro do Oprimido, desenvolvida por Augusto Boal.


José Rafael Madureira, coordenador do Coral Cênico UFVJM, marcou presença na aula inaugural com apresentação do Coral e ministrou o curso "Princípios da Vocalidade Poética do Ator aos alunos do curso.


E já entre os preparativos do Auto de Natal (feito de muitos encontros também!) o convidado Satya Brata ofereceu um curso de maquiagem cenográfica, especialmente aos alunos do curso, e também aberta ao público externo.


Quanta gente! Que o curso técnico em Teatro siga sendo um espaço de muitos outros encontros!!

Fim do conteúdo da página