Portal IFNMG - Primeira turma conclui curso técnico em teatro no Campus Diamantina com cinco apresentações emocionantes da peça “Hoje é dia de rock” Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Primeira turma conclui curso técnico em teatro no Campus Diamantina com cinco apresentações emocionantes da peça “Hoje é dia de rock”

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 17h45 | Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 17h47
imagem sem descrição.

Quando subirem ao palco do anfiteatro do Campus I da UFVJM na noite desta segunda-feira (11/12) para receberem o diploma de técnicos em teatro, os doze estudantes da primeira turma deste curso no IFNMG – Campus Diamantina provavelmente estarão a vontade. Ao longo dos três semestres do curso estiveram em frente ao público em diversas oportunidades, e as mais especiais foram nestes quatro dias que antecederam a colação de grau, quando apresentaram cinco vezes a peça “Hoje é dia de rock”, com casa lotada e fila de espera em todas ocasiões.

Dirigida por Daniel Alberti, professor do curso, a peça teve em seu elenco os doze formandos, que representaram a saga de uma família de Minas Gerais rumo à cidade grande, com as inquietações, conflitos e desejos que se alternam entre o novo e o tradicional, entre a mudança e a permanência. O rock é o pano de fundo da trama, não especificamente enquanto gênero musical, mas como signo de uma época de modernização tardia.

A produção contou com o apoio, trabalho e mobilização de outras vinte pessoas, entre servidores do Campus, músicos, estudantes da segunda turma do curso técnico em teatro, professora colaboradora, fotógrafo e outros. Inclusive, os alunos que estavam na produção são membros do projeto de extensão "Produção cultural: mão na massa", orientados pelas professoras Flor Murta e Carla Silva.

Música, romance, diversão, reflexão e muita interação com o público foram algumas das marcas das apresentações, que foram realizadas em um cômodo da Casa de Chica da Silva, o que, segundo o diretor Daniel, não foi algo aleatório. “De certa maneira nós tivemos o objetivo de ressignificar a utilização da Casa da Chica da Silva efetivamente como uma casa, em um tom intimista e acolhedor, tal como uma casa mineira”, disse Daniel, que destacou também que várias outras parcerias com instituições e pessoas da cidade foram estabelecidas para a realização desta peça, o que ajuda a tornar o IFNMG mais conhecido e mais presente na cidade.

Durante o espetáculo, o público foi servido com café, biscoitos, água e tira-gosto, além de ser chamado para dançar, para mudar de posições, para sair em fotografia e para conversar com os atores.

O diretor-geral do Campus Diamantina, Júnio Jáber, assistiu a peça no primeiro dia e disse ter ficado impressionado. “Os docentes, alunxs, técnicos e demais pessoas que trabalharam na peça, simplesmente brilharam. Foi maravilhoso. Um espetáculo fantástico. Produção de alto nível. Estou encantado com o resultado. Sinal de muito trabalho e dedicação”, elogiou.

De quinta-feira, dia 7 de dezembro, até sábado, dia 9, as filas para a retirada dos ingressos começaram a se formar cerca de duas horas antes do espetáculo. A procura foi tanta que muita gente não conseguiu assistir e aguarda possíveis novas sessões. No domingo, dia 10 de dezembro, as apresentações foram exclusivas para parentes e amigos dos atores, com presenças especiais como a de uma comitiva da cidade de Itinga, no Vale do Jequitinhonha, de familiares dos estudantes Allef Heberton e Regiane Farias. “Esta peça é maravilhosa, conta a história de muita gente comum, que sonha em ter uma vida melhor, em sair do interior e conquistar seu espaço. Por isso que muita gente sai emocionada, sai relembrando o passado, relembrando a família”, diz Allef, que veio de Itinga para Diamantina exclusivamente para fazer o curso técnico em teatro e agora, antes de lutar pela carreira de ator, pretende capacitar pessoas em sua cidade na prática teatral. “Meu maior sonho hoje em dia é dar oficinas para quem não tem condições de estudar”, conclui.

Ficha técnica:

Texto: José Vicente (1971)

Elenco:
Alexandre Carvalho
Allef Heberton
Daniane Almeida
Daniel Alberti
Éthany Cícero
Isadora Miranda
Pablyane Ramos
Patrícia Santos
Penha Firmes
Raphael Maldonado
Regiane Farias
Rosana Luzia
William Ferreira

Direção: Daniel Alberti
Assistência de Direção: Shay Soares
Direção Musical: Rafael Madureira
Preparação vocal: Shay Soares
Preparação corporal: Flor Murta
Iluminação: Shay Soares
Figurino: Eliete Catraio
Produção: Carla Silva
Produção executiva: Abner Pereira, Juliano Pereira, Hugo Rodrigues, Kelly Guimarães, Michely Santos
Banda: Pedro Murta, Rafael Oliveira e Daniel Vieira

Confira abaixo algumas fotos do espetáculo (outras podem ser acessadas na página do IFNMG no Facebook):

 

rock 5

Elenco e produção após a última apresentação

rock 1

rock 2

rock 3

Diretor da peça, professor Daniel Alberti também atuou como narrador

rock allef

Allef Heberton, que veio de Itinga para fazer o curso técnico em teatro

rock 4

dia de rock 1

dia de rock 2

dia de rock 3

dia de rock 4

 

Fim do conteúdo da página