Portal IFNMG - Encerramento do Projeto de Extensão Informática na Escola Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 15 de Dezembro de 2014, 09h54 | Última atualização em Terça, 16 de Dezembro de 2014, 15h06

EPE - Informática na Escola

No dia 04/12/2014 aconteceu a aula de encerramento e entrega dos certificados as participantes da Capacitação de Professores em Informática na Educação. Tal capacitação fez parte do projeto de extensão Informática na Escola: Uso do Computador na Escola da Comunidade Quilombola de Palmeirinha como Recurso Pedagógico, desenvolvido pelo IFNMG Câmpus Januária através do incentivo do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX).

A Comunidade de Palmeirinha fica localizada à 9 Km da sede do município de Pedras de Maria Cruz-MG. É povoada por remanescentes quilombolas e notadamente percebe-se ser uma comunidade de baixa renda onde os domicílios não são providos de equipamentos tecnológicos como o computador.

O único local público de acesso ao computador e à internet é em um telecentro que fica anexo à Escola Municipal Guilherme Arcanjo de Oliveira, única escola da comunidade. O que justificou a realização desse projeto foi a constatação que mesmo o telecentro ficando anexo à escola não era comum a utilização desse equipamento para apoiar a prática pedagógica. O diagnóstico realizado indicou que isso se dava pelo fato dos professores possuírem pouca habilidade em informática e/ou por não saberem como utilizar essa ferramenta na sala de aula.

Com o objetivo de promover a inclusão digital das crianças da comunidade através do uso do computador nas práticas escolares as acadêmicas Rosiane dos Santos Nascimento e Jessica Silva de Oliveira do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, sob a orientação do professor Hélder Seixas Lima, iniciaram a execução do projeto em maio deste ano. As atividades desenvolvidas envolveram a preparação de material, pesquisa de softwares educacionais e realização da capacitação que teve seu foco no domínio do sistema Linux Educacional 5.0, sistema operacional desenvolvido pelo MEC que está presente em várias escola públicas brasileiras.

Conclui-se que o projeto alcançou seus objetivos, pois, hoje já é comum os professores dessa escola adotarem jogos e softwares educacionais nas suas aulas, desta forma, criam novas possibilidades para o ensino-aprendizagem ao mesmo tempo em que promovem a inclusão digital dos alunos. Por fim, na ocasião do encerramento da capacitação, onde esteve presente a Evanízia Araújo Coelho, secretária municipal de educação, e Deusilene Ferreira dos Santos, diretora da escola, foi ressaltado por todos presentes a importância de se continuar colocando em prática o que foi aprendido e incorporar o uso dos softwares educacionais na proposta pedagógica da escola.