Portal IFNMG - Abatedouro/Frigorífico do IFNMG Campus Januária foi pauta de Reunião de Trabalho Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 15 de Fevereiro de 2011, 18h31 | Última atualização em Terça, 22 de Junho de 2010, 14h02

O Instituto Federal Campus Januária não só foi palco, na quarta-feira, 16/06, como também realizou em parceria com a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba, uma importante Reunião de Trabalho que trará grandes benefícios para a economia Norte Mineira, quanto ao consumo de carnes de bovinos, ovinos/caprinos e suínos, uma vez que, atualmente, a qualidade da carne representa umas das principais preocupações para nós, consumidores.

O objetivo do encontro foi apresentar alternativas para implantação de abatedouros de Bovinos, Ovinos/Caprinos e Suínos na região do Norte de Minas Gerais, considerando os aspectos de logística, viabilidade econômica, capacidade de abate animais/dia, modelo de gestão, certificação, além do aperfeiçoamento e discussão de modelos para tirar as atividades de abate da informalidade.

A reunião contou com a presença de representantes de várias entidades de âmbito nacional e importantes segmentos de associações e produtores rurais ligados à ovinocaprinocultura, formadores de opiniões na economia regional e local, tais como o MI (Ministério da Integração Nacional, IDENE, SEBRAE, UFMG, EPAMIG, UNIMONTES, Banco do Brasil, BNB, EMATER, Prefeituras Municipais de Januária e Bocaiúva, ACCOMONTES, ASCOVIS, Pró-Cordeiro, Câmara Técnica de Ovinocaprinocultura do Conselho de Política Agrícola (CEPA), Intstituto Mineiro de Agropecuária - (IMA), CAPRIVALES, Associação dos Produtores de Caprinos e Ovinos do município de Janaúba, entre outros.

A programação que se estendeu por todo o dia, iniciou-se com o pronunciamento do Diretor-Geral do Campus Januária, prof. João Carneiro Filho, confirmando a relevância da Reunião para a região e para esta instituição, seguidos dos pronunciamentos do Superintendente Regional da CODEVASF, Montes Claros, da Gerente de Projetos da Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional, do representante do Prefeito Municipal de Januária, além da fala do Prof. Antônio Carlos Carneiro com um breve histórico da implantação do Abatedouro no Campus Januária.

Na seqüência, foi apresentada a infraestrutura já existente do Frigorífico do IFNMG Campus Januária e o projeto para a construção dos Frigoríficos nas cidades de Janaúba e Bocaiúva.

Na parte da tarde, foram formados três grupos de trabalhos, em cujos espaços foram intensificadas as discussões abordadas no período da manhã e em seguida o confronto das propostas apresentadas por cada grupo.

A conclusão foi a consonância entre os grupos em três proposta: a 1ª versou sobre o  término do Abatedouro/Frigorífico do IFNMG Campus Januária, deixando-o pronto para o abate de ovinos, caprinos/bovinos e suínos, com capacidade para atendimento em toda a região, tendo um modelo piloto para a implantação de mais dois abatedouros, concluindo-se, dessa forma, a  2ª e 3ª  propostas respectivamente: o término dos  Abatedouro/Frigorífico de Janaúba e de Bocaiúva, ambos, também    para o abate de bovinos, ovinos/caprinos e suínos.

Para tanto, quanto a nossa Instituição, o IFNMG Campus Januária ficou responsável por encaminhar um projeto com valor estimativo do término do seu Frigorífico que já se encontra com 90% da obra concluída, para a Codevasf e o MI(Ministério da Integração) para a tomada das providências cabíveis. O encerramento se deu com a visita às instalações do Abatedouro do IFNMG Campus Januária.

Discursos_de_Autoridades_presentes_na_Reunio_Tcnica_para_Tratar_do_Abatedouro_IFNMG_Campus_Januria_800x600

Discursos de Autoridades presentes na Reunião Técnica para Tratar do Abatedouro IFNMG Campus Januária

 

Prefeito_de_Bocaiva_em_discurso_na_Reunio_de_Trabalho_sobre_a_implantao_e_funcionamento_de_abatedouros_no_Nort

Prefeito de Bocaiúva em discurso na Reunião de Trabalho sobre a implantação e funcionamento de abatedouros no Norte de Minas

Professor_Antnio_Carlos_Carneiro_em_explanao__sobre_o_histrico_do_Abatedouro_do_IFNMG_Campus_Januria._800x600

Professor Antônio Carlos Carneiro em explanação  sobre o histórico do Abatedouro do IFNMG Campus Januária.

Representante_da_CODEVASF__em_discurso_de_abertura_da_Reunio_de_Trabalho_para_tratar_da_ativao__do_Abatedouro_d
Representante da CODEVASF  em discurso de abertura da Reunião de Trabalho para tratar da ativação do Abatedouro

Servidores_do_IFNMG_Campus_Januria_e_respresentantes_regional_na_reunio_de_trabalho_que_versou_sobre_a_implanta
Servidores do IFNMG Campus Januária e respresentantes regional na reunião de trabalho que versou sobre a implantação

 

por Izabel Macedo
Assessora de Comunicação Social
Fim do conteúdo da página