Portal IFNMG - Professor do IFMG apresenta palestra no campus Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2015, 11h56 | Última atualização em Terça, 08 de Dezembro de 2015, 12h04

neutrons 0812 1

O professor de física do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Congonhas, Dr. Wagner Leite Araújo, apresentou, na sexta-feira, 4 de dezembro de 2015, a palestra "Geradores de Nêutrons e suas Aplicações".

O evento ocorreu no auditório do Campus Montes Claros. Essa atividade ainda faz parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e contou com a presença de alunos dos cursos superiores e médio do IFNMG, além de professores e técnicos do nosso instituto. A aplicação mais imediata do dispositivo gerador de nêutrons projetado pelo professor Wagner é no tratamento do câncer.

Um dos vários comentário relevantes do palestrante foi à respeito do uso da irradiação de alimentos. Essa técnica, que usa raios-x, raios gama ou elétrons acelerados, permite, por exemplo, que alimentos irradiados durem três vezes mais do que os alimentos não irradiados. Ao final da palestra foram feitas diversas perguntas relativas ao uso da energia nuclear em diversas áreas, como por exemplo na produção de energia. Alguns participantes do evento acham que esse tipo de atividade ajuda a desmistificar o uso da energia nuclear em nosso país.

neutrons 0812 2