Portal IFNMG - Projeto vencedor do 2º Desafio Clube do Empreendedor teve como propósito abrir oportunidades para universitários Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 31 de Janeiro de 2019, 18h40 | Última atualização em Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 08h46
Os vencedores do 2º Desafio Clube do Empreendedor, João Victor Silva e Andressa Queiroz, do IFNMG-Campus Montes Claros, poderão participar de um evento nacional e, para isso, receberão auxílio financeiro do IFNMG. Ele já disseram que querem participar da Feira do Empreendedor Sebrae
imagem sem descrição.

Estudantes do IFNMG, Andressa Queiroz Monteiro do Vale, do 3º ano do curso técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, e João Victor Silva Cardoso, do 6º período do curso de Engenharia Química, venceram o 2º Desafio do Clube do Empreendedor, Etapa Central, com um projeto que prevê a criação de uma empresa que participe como intermediário na comunicação entre os problemas presentes nas empresas/ indústrias e as possíveis resoluções desenvolvidas por universitários.

Para Andressa o objetivo do projeto é fortalecer os laços entre as universidades e as indústrias, gerando, assim, reconhecimento aos pesquisadores e soluções para as indústrias. “Foi uma enorme alegria ver que todo o nosso esforço foi recompensado com a vitória”, enfatiza a estudante.

O seu colega, com quem fez dupla, também ficou muito feliz com o resultado. “A grande felicidade e realização ocorrem por ver nossa ideia ser considerada aplicável e também porque poderemos participar de um evento nacional, além de e ter um acompanhamento do Sebrae e do Fundetec”, afirma João Victor.

Os dois e o professor que os orientou poderão participar de um evento nacional e, para isso, receberão auxílio financeiro do IFNMG. Ele já disseram que querem participar da Feira do Empreendedor Sebrae.

Foto da comissão avaliadora Reitor dupla vencedora e Coordenadores do projeto

Comissão avaliadora, o reitor - José Ricardo Martins da Silva - dupla vencedora e coordenadores do projeto da Pró-Reitoria de Extensão

O Desafio

O Desafio do Clube do Empreendedor, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, busca a disseminação e o fortalecimento do ecossistema de empreendedorismo inovador e da vontade do IFNMG em despertar em seu corpo discente a opção de empreender socialmente e economicamente.

O Desafio Clube do Empreendedor é dividido em duas etapas: Etapa Local, que foi realizada em cada Campus; Etapa Central, que foi realizada no Campus Montes Claros. Andressa e João Victor foram consagrados vencedores depois de concorrem com mais dez duplas e da apresentação oral da ideia que eles desenvolveram. A Etapa Central aconteceu no dia 27 de novembro de 2018.

Para o coordenador do 2º Desafio Clube do Empreendedor no âmbito da Reitoria do IFNMG, Cláudio Márcio Dias, o Desafio atingiu nessa edição os objetivos do projeto na medida que pretende disseminar e fortalezar o ecossistema de empreendedorismo inovador, despertando no seu corpo discente a alternativa por essa modalidade de inserção no mundo do trabalho, sobretudo por meio de práticas de empreendedorismo social e econômico.

“O desafio almeja, a longo prazo, fortalezar as práticas do empreendedorismo entre os estudantes, tendo como objetivos: impactar a economia como uma das geratrizes do desenvolvimento regional, aumentar a taxa de ocupação dos estudantes do IFNMG e consolidar de forma perene a cultura empreendedora entre os estudantes e egressos. Sobre os projetos, destaca-se a opção pelo uso de redes sociais e a web para empreender na área de tecnologias sociais, além de instrumentos de conexão entre as necessidades do mercado e o conhecimento acadêmico e técnico para solução de problemas inerentes ao meio produtivo”, analisa o coordenador.

Para este ano, também está previsto a 3ª Edição do Clube Desafio do Empreendedor.

Foto geral dos competidores e equipe participante

Os participantes do 2º Desafio Clube do Empreendedor

Clique aqui para saber mais sobre o Desafio do Empreendedor.