Portal IFNMG - Mostra Cultural Afro-brasileira: Revelações Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2010, 20h36 | Última atualização em Sexta, 14 de Janeiro de 2011, 09h47

O Campus Pirapora se revestiu de cores, sons, ideias e movimentos, apresentando o valor da diversidade cultural. Arte, dança, história e literatura foram os temas da I Mostra Cultural Afro-brasileira: Revelações que, no dia 27 de novembro, teve como principais protagonistas os alunos dos cursos Técnicos em Administração, Edificações e Informática, os quais abrilhantaram este evento com suas apresentações.

Marcando as discussões sobre a Consciência Negra, os alunos, com entusiasmo, dedicação e estudo, ofereceram aos presentes revelações de talentos ao demonstrar as contribuições da cultura afro-brasileira na constituição da nossa brasilidade.

Os trabalhos mesclaram metáforas, como os desenhos sobre o “Afro-esporte” que demonstraram a persistência do preconceito na sociedade, e o poema “Igualdade de Verdade” que propôs também a igualdade de oportunidades. Já o universo colorido de imagens foi mostrado no vídeo “A diversidade da cultura Afro-brasileira”, ressaltando suas influências na culinária, música e dança. A apresentação instrumental sobre a “Copa do Mundo 2010” emocionou o público e integrou arte, cultura e essência. O “Maculelê” trouxe para o palco os movimentos de resistência do povo negro em suas lutas passadas e atuais. O sistema de cotas foi abordado pela crônica “Pelo portão dos fundos” e a liberdade foi tema da pesquisa sobre “As origens da desigualdade racial no Brasil”. E, para encerrar as apresentações, a sensibilidade e a estética da arte afro-brasileira desfilaram no palco com modelos que trajavam as roupas de origens africanas, cujo título foi “A moda afro-brasileira”.
Confira fotos e algumas produções dos alunos.

Confira fotos e algumas produções dos alunos.