Portal IFNMG - Fanfics e obras de famosos pintores hispano-americanos em sala de aula garantem prêmio a professor de Língua Espanhola do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2020, 11h25 | Última atualização em Quarta, 07 de Outubro de 2020, 12h08
No vídeo em que relata a experiência, o professor traz uma amostra do trabalho dos alunos: "La maldición de Matilda" ("A maldição de Matilda")
imagem sem descrição.

O professor de Língua Espanhola do IFNMG-Campus Pirapora Marcelo de Miranda Lacerda foi o primeiro colocado no II Prêmio da Associação de Professores de Espanhol de Minas Gerais (APEMG), com o relato de experiência “Fanfics y literatura hispanoamericana(“Fanfics e literatura hispano-americana”). A divulgação do resultado aconteceu na última sexta-feira, 02/10.

A experiência exitosa de ensino de língua espanhola foi desenvolvida pelo professor Marcelo em 2019, com turmas de 2º ano do ensino técnico integrado ao médio e resultou na produção de fanfics, forma abreviada para se referir a fanfictions, que, em português, significa, literalmente, “ficções de fã". Trata-se de narrativas ficcionais produzidas por fãs de filmes, séries, quadrinhos e videogames que se apropriam de parte do enredo ou de personagens dessas histórias. No caso do trabalho feito em sala de aula no IFNMG, os alunos foram convidados a produzir fanfics inspiradas em obras de famosos pintores hispano-americanos.

No vídeo produzido para concorrer ao prêmio, Marcelo Lacerda explica como foi todo o trabalho desenvolvido junto aos alunos, começando com a proposta de uma pesquisa sobre a vida e a obra de oito artistas. O professor instigou a criatividade dos alunos ao propor ferramentas interessantes de apresentação da pesquisa, que pudessem envolver e entreter os colegas, incluindo o uso de diferentes tecnologias digitais, como as redes sociais. “Tivemos até um momento costplay, com a visita de uma Frida Kalo”, conta o professor de espanhol. Depois, os estudantes foram convidados a reproduzir, em desenhos, as obras que mais lhes chamaram a atenção. Digitalizados, os desenhos compuseram narrativas criadas e compartilhadas pelos alunos: “Foi pedido que, em grupo, redigissem uma narrativa envolvendo as obras escolhidas, associando músicas, séries de TV, novelas, personagens, qualquer outro tema inspirado nas fanfictions, e animassem essa narrativa utilizando outras tecnologias”. Uma amostra do trabalho dos alunos também pode ser conferida no vídeo de apresentação do projeto.

Tecnologias e cibercultura

O interesse do professor Marcelo em associar o ensino de línguas com o uso de tecnologias digitais e elementos da cibercultura, no entanto, é anterior ao projeto desenvolvido com as turmas do Campus Pirapora. Em 2018, seu trabalho “Alfabetización digital, lengua y literatura en la cibercultura: los ´fanfics´ como recurso pedagógico” (“Letramento, linguagem e literatura digital na cibercultura: ´fanfics´ como recurso pedagógico”) foi apresentado em um evento da Universidade de Granada (Espanha) e selecionado para publicação na revista de educação daquela universidade.