Portal IFNMG - Campus Pirapora realiza 2ª Semana de Ciência e Tecnologia e 1º Encontro de Iniciação cientifica Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 30 de Novembro de 2012, 17h38 | Última atualização em Sábado, 01 de Dezembro de 2012, 17h10

Entre os dias 21 e 24 de novembro de 2012 foi realizada no IFNMG – Campus Pirapora a 2ª Semana de Ciência e Tecnologia e 1º Encontro de Iniciação Cientifica. O evento é parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que já é realizada anualmente desde 2004 em todo o Brasil e surgiu mediante a necessidade de associar crescimento econômico à proteção do meio ambiente, à preservação da vida no planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. O tema deste ano foi “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”


foto1sct
2ª Semana de Ciência e Tecnologia e 1º Encontro de Iniciação cientifica – IFNMG – Campus Pirapora
(da Esq/Dir Professor Júlio César Peraira Braga Diretor Geral Campus Pirapora, Professor Geraldo Antônio dos Reis Palestrante, Professor Luciano Diniz coordenador do evento)

Abertura

Na solenidade de abertura, que aconteceu no auditório do campus, o coordenador do evento professor Luciano Diniz ressaltou a importância da participação do Instituto Federal na interiorização da ciência e tecnologia “temos a honra de organizar os eventos cuja finalidade é atender e mobilizar a população norte-mineira em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, possibilitando dessa forma que os participantes conheçam e discutam os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações no seu dia a dia”.

foto2sct
Palestra do Professor Geraldo Antônio dos Reis - Unimontes

Palestra

A Palestra da noite “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” proferida pelo professor. Geraldo Antônio dos Reis, professor titular da Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros, teve enfoque nas estratégias e mudanças necessárias para enfrentar os desafios da sustentabilidade, nas suas dimensões ambiental, econômica e social, e como as pequenas mudanças podem contribuir para isto e para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país.


1º Encontro de Iniciação Científica

 “Os dias 22 e 23 de novembro de 2012 ficarão marcados na história do IFNMG campus Pirapora, devido ao 1º-EIC (Encontro de Iniciação Científica). Nesses dois dias, 17 excelentes trabalhos de iniciação científica em nível de ensino médio e superior foram muito bem apresentados por alunos e professores do nosso campus, e também de outras instituições de ensino. Foi um sucesso! Ficou mais do que provado que a união entre professores dedicados e alunos comprometidos com atividades de pesquisa, pode produzir trabalhos de alto nível, e apresentações impressionantes. Fiquei orgulhoso de participar ativamente do evento e poder perceber que em apenas dois anos de funcionamento do nosso campus, tanta coisa importante e interessante já foi produzida. Além disso, a mesa redonda do dia 22/11, no período da noite, foi muito produtiva, pois os coordenadores de projetos de pesquisa em andamento no campus puderam apresentar os objetivos, referencial bibliográfico, resultados e projeções de continuidade de suas pesquisas, deixando muito claro a qualidade do corpo docente dessa instituição de ensino, pesquisa e extensão. Espero que momentos como estes se repitam pelos próximos anos, e que o EIC entre para o calendário de eventos do IFNMG em Pirapora, pois com isso, a cada ano acontecerá o que aconteceu nesse: terminaremos o evento como pessoas melhores do que começamos!”

Texto Professor José Sérgio Domingues
Coordenador de Pesquisa e Inovação do IFNMG - Campus Pirapora


foto3sct
Participantes de projetos de pesquisa do campus Pirapora

Oficinas

(Nas tardes de quinta-feira (22/11), sexta-feira (23/11) e na manhã de sábado (24/11) ocorrem seis oficinas com grande adesão do público interno e externo. A primeira Oficina/Visita intitulada Gestão de resíduos Sólidos de Pirapora/MG - Visita ao aterro sanitário e associação de catadores de recicláveis sobre a coordenação de Bruno Guimarães e Patrick Valim teve a participação de 40 pessoas que de forma ativa contribuíram com o sucesso do dia. No dia seguinte, sexta-feira, tivemos a oportunidade de prestigiar mais duas oficinas: a primeira delas sobre a coordenação do Prof. Bruno Lopes de Faria. Nela tivemos a oportunidade de refletir sobre Pegada Ecológica “já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos”. Essa oficina foi bastante procurada e devido a isso tivemos que realizar outra no dia seguinte. Continuando a Sexta-feira, o graduando em Relações Internacionais e Administração de Empresas da ESAMC William Costa Filho conduziu a oficina Gestão de Sustentabilidade e Desenvolvimento em Micro e Pequenas Empresas: Criando oportunidades verdes frente aos desafios sociais. Durante sua visita às dependências do Instituto Federal declarou “Fico contente por ver como os jovens de Pirapora estão tendo oportunidades ímpares, cuja possibilidade em minha época não existia. Acredito que é assim que se constrói um país melhor e um sistema educacional forte e competente.”

foto4sct
Oficina Forno elétrico a arco direto.

Dando continuação, as oficinas da manhã de sábado vimos e louvamos a iniciativa de alunos em ofertar oficinas e exposições como confecção de PET PUFF ECOLÓGICO; Sustentabilidade, meio ambiente, reciclagem e erradicação da pobreza; Forno elétrico a arco direto. O polo de Inovação de Pirapora contribui de forma brilhante com mais duas oficinas 5 R's – Um dia Sustentável e Capacitação TEIA)

Texto Professor Luciano Diniz
Coordenador do Evento

foto4asct

Oficina Pet Puff

Concurso de Fotografia

“O I CONCURSO DE FOTOGRAFIAS do Campus Pirapora, foi uma das ações propostas e realizadas pelo Projeto de Pesquisa Descrição dos Ecossistemas de Uma  Região: Pirapora, Um Estudo De Caso, sob coordenação dos professores Junaí Carvalho de Souza e Alisson Costa Martins. Este concurso cujo Tema foi: “Fotografias que representam a flora do ecossistema de Pirapora-MG” tem como objetivo criar um acervo digital sobre a vegetação local para dar suporte a pesquisa que está sendo realizada, bem como para uso com fins educacionais.


foto5sct
Concurso de fotografia

O edital permitiu a participação de todos os alunos do campus e premiou a foto vencedora com R$ 50,00 (cinquenta reais) e um brinde. A equipe que realizou o julgamento contou com o apoio de dois servidores do campus, o Sr. Gilson Alves, graduado em Comunicação Social/Jornalismo Assessor de Comunicação do IFNMG – Campus Pirapora e a Srta. Vívia Abreu, professora do IFNMG- Campus Pirapora; graduada em engenharia civil e mestranda em tratamento da informação espacial e também com o apoio externo da fotógrafa Sra. Andréa Furquim dos Santos, proprietária do Foto Caravelas, localizado no município de Pirapora – MG.”

Texto Professora. Júnai Souza
Coordenadora do Concurso de Fotografia


Social/Cultura

Na sexta (23/11), ocorreu a Palestra “Saneamento e Sustentabilidade” proferida pelo biólogo Patrick Cláudio Nascimento Valim e pelo engenheiro ambiental Bruno Santos Guimarães da SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pirapora.
Logo após a palestra “Responsabilidade Social” promovida pela Companhia de Tecidos e Fiação Cedronorte que apresentou os programas sociais desenvolvidos pela empresa em Pirapora e região. A palestra foi ministrada pela gerente de projetos social Célia Verônica Duarte Nogueira e pelo responsável pelo Projeto Mandala senhor José Vicente de Oliveira, ambos da Cedronorte, estive presente ainda o Gerente Industrial da empresa o senhor Joaquim Duarte Nunes.

foto6sct
Teatro Grupo Art Manha

Teatro

Ao final tivemos uma apresentação teatral com o grupo Art Manha de Pirapora/Buritizeiro, encenando “A saga do Rio São Francisco”, grande produção coordenada pela Atriz e Roteirista Madalena Lopes.

foto6asct
Teatro Grupo Art Manha

O campus Pirapora agradece aos professores, servidores técnicos administrativos, alunos, e toda comunidade piraporense pela participação na 2ª Semana de Ciência e Tecnologia e 1º Encontro de Iniciação cientifica. Segundo o Diretor Geral Júlio César Pereira Braga “O IFNMG tem dentro de sua missão, criar ações capazes de promover, ampliar e intensificar a utilização da Ciência, Tecnologia e Inovação como meio para potencializar o desenvolvimento socioeconômico regional e nacional e entende que eventos desta natureza contribuem para efetivação destas ações”.

Assessoria de Comunicação / Campus Pirapora

Fim do conteúdo da página