Portal IFNMG - Professora de Biologia do IFNMG-Campus Pirapora publica cartilha de cuidados com hortas familiares Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professora de Biologia do IFNMG-Campus Pirapora publica cartilha de cuidados com hortas familiares

Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 09h56 | Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 10h05

hortas familiares originalEstá disponível gratuitamente, neste portal eletrônico, a cartilha “Hortas familiares: controle natural de pragas e conservação ecológica”, que tem o objetivo de apresentar, de forma acessível, a importância das hortas familiares, algumas técnicas de controle de pragas e a importância ecológica das formigas nesses espaços. A professora de Biologia Graziele Silva Santiago, do IFNMG-Campus Pirapora, é uma das autoras do material, produzido juntamente com professores-pesquisadores das áreas de Entomologia, Ecologia e Educação ligados a outras instituições de ensino: Ernesto de Oliveira Canedo Junior, Marina Acero Angotti, Carla Rodrigues Ribas, André Luiz Batista Tavares, Brígida Souza, Caroline Silva Abreu e Ronald Zanetti.

As informações que serviram de base para a criação da cartilha surgiram a partir de um projeto de doutorado intitulado “Formigas pastoras de afídeos em agrossistemas: abordagens ecológicas e etnobiológica”. A pesquisa buscou conhecer a percepção das comunidades rurais do município de Santa Rita de Caldas (MG) sobre as hortas familiares, a composição dessas hortas, as principais pragas que acometem as plantas cultivadas e, com isso, descobrir qual o papel das formigas nesses espaços, a partir da visão das próprias comunidades.

Os autores puderam observar que várias pragas acometem as plantas cultivadas e que as formigas cortadeiras foram uma das mais citadas. Os etnoconhecimentos (conhecimentos tradicionais) das comunidades visitadas compartilhados com os autores foram muito importantes para o êxito da pesquisa e eles quiseram contribuir de alguma forma com as famílias que os receberam e compartilharam seus conhecimentos.

Após estudos e discussões, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a elaboração de uma cartilha, por meio da qual incentivassem o cultivo de hortas e também dessem dicas para conter as pragas, seria uma ótima opção para contribuir tanto com as comunidades visitadas quanto com outras famílias interessadas em ter sua própria horta.

A construção da cartilha foi pensada de forma a apresentar conhecimentos científicos de forma simples e clara, sem perder a qualidade, utilizando também bastantes fotografias e ilustrações para facilitar a compreensão. Os autores preocuparam-se, ainda, em apresentar soluções práticas e naturais para o combate das pragas e com mínimo de impacto sobre a natureza.

Acesse e baixe, gratuitamente, a cartilha “Hortas familiares: controle natural de pragas e conservação ecológica”.

Fonte: www.ifnmg.edu.br/pirapora

Fim do conteúdo da página