Portal IFNMG - Equipe do IFNMG apresenta proposta em maratona mundial para criação de laboratórios de inovação no setor público Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Equipe do IFNMG apresenta proposta em maratona mundial para criação de laboratórios de inovação no setor público

Publicado: Terça, 02 de Fevereiro de 2021, 09h26 | Última atualização em Terça, 02 de Fevereiro de 2021, 10h23

CorujasFormada por sete servidores de diferentes campi e áreas de atuação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), a Equipe Corujas NorteMG participou neste final de semana (29, 30 e 31/01) do iLabthon, a primeira maratona do mundo para criação de laboratórios de inovação no setor público.

Como requisito da maratona, a equipe desenvolveu uma proposta de Laboratório de Inovação, chamado Labi SeConecte, ancorado numa plataforma web que pretende, dentre outros objetivos, difundir a cultura da inovação na comunidade acadêmica; aplicar a inteligência artificial e técnicas de análise de dados para identificar pessoas com competências necessárias para a solução de problemas; conectar competências / habilidades (pessoas), inovações (ideias) e tecnologias (ferramentas) desenvolvidas e estabelecidas no Norte de Minas Gerais; fomentar redes entre atores inovativos; aprimorar processos de trabalho e gestão institucional e escalar soluções para o desenvolvimento social e tecnológico.

Clique aqui para acessar a proposta da equipe apresentada no evento.

equipe corujasOs servidores que compuseram a equipe foram: Genilce Ferreira dos Santos (Reitoria), Lilian Gonçalves de Melo (Campus Araçuaí), Rafael Farias Gonçalves (Campus Montes Claros), Joselice Ferreira Lima (Campus Januária) e Gustavo Henrique Silva de Souza, Luan Diego de Lima Pereira e Yuri Bento Marques (Campus Teófilo Otoni).

No Instagram, a equipe Corujas NorteMG recebeu mais de 4.700 curtidas, ficando em terceiro lugar em matéria de engajamento nas redes. Além disso, o time ganhou uma premiação de R$ 100 a ser convertida em doação para o Instituto do Câncer. 

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação pretende trabalhar no desenvolvimento do projeto, cujo esboço inclusive já foi informalmente apresentado à reitora do Instituto, professora Joaquina Nobre. Segundo o diretor de pesquisa e inovação e um dos membros da equipe, Gustavo Souza, esse apoio institucional e o envolvimento de mais pessoas pode tornar viável a execução.

"A essência da proposta deste laboratório de inovação é criar e fortalecer conexões. Conectar pesquisadores, estudantes, instituições, empreendedores, agentes de inovação. O nosso trabalho fica mais forte quando trabalhamos em rede e em cooperação", diz Gustavo.

Segundo Rafael Gonçalves, um dos membros da equipe, o evento trouxe muito aprendizado, muitas trocas e muitos contatos, e demonstrou a importância da inovação no setor público. “A inovação está se inserindo em órgãos públicos de todas as esferas e setores, com o objetivo de gerar valor público para a sociedade. Tem muitas iniciativas autônomas de pessoas apaixonadas pela inovação acontecendo por aí”, disse Rafael.

iLabthon


O iLabthon foi um evento realizado pela rede Conexão Inovação Pública RJ com o apoio de mais de 50 parceiros, incluindo empresas e 25 laboratórios de inovação no setor público. O evento aconteceu entre os dias 29 e 31 de janeiro de 2021, totalmente online e gratuito.

Ao todo, participaram 258 equipes, de 5 países. Dessas, 133 equipes, incluindo a do IFNMG, conseguiram chegar ao final e entregar um vídeo de pitch e um projeto. Entre as 10 equipes finalistas, houve uma representante da Rede Federal: o projeto Edutech, que já acontece no Instituto Federal de São Paulo.

Fim do conteúdo da página