Portal IFNMG - Equipe do IFNMG apresenta proposta em maratona mundial para criação de laboratórios de inovação no setor público Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 02 de Fevereiro de 2021, 09h26 | Última atualização em Terça, 02 de Fevereiro de 2021, 10h23

CorujasFormada por sete servidores de diferentes campi e áreas de atuação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), a Equipe Corujas NorteMG participou neste final de semana (29, 30 e 31/01) do iLabthon, a primeira maratona do mundo para criação de laboratórios de inovação no setor público.

Como requisito da maratona, a equipe desenvolveu uma proposta de Laboratório de Inovação, chamado Labi SeConecte, ancorado numa plataforma web que pretende, dentre outros objetivos, difundir a cultura da inovação na comunidade acadêmica; aplicar a inteligência artificial e técnicas de análise de dados para identificar pessoas com competências necessárias para a solução de problemas; conectar competências / habilidades (pessoas), inovações (ideias) e tecnologias (ferramentas) desenvolvidas e estabelecidas no Norte de Minas Gerais; fomentar redes entre atores inovativos; aprimorar processos de trabalho e gestão institucional e escalar soluções para o desenvolvimento social e tecnológico.

Clique aqui para acessar a proposta da equipe apresentada no evento.

equipe corujasOs servidores que compuseram a equipe foram: Genilce Ferreira dos Santos (Reitoria), Lilian Gonçalves de Melo (Campus Araçuaí), Rafael Farias Gonçalves (Campus Montes Claros), Joselice Ferreira Lima (Campus Januária) e Gustavo Henrique Silva de Souza, Luan Diego de Lima Pereira e Yuri Bento Marques (Campus Teófilo Otoni).

No Instagram, a equipe Corujas NorteMG recebeu mais de 4.700 curtidas, ficando em terceiro lugar em matéria de engajamento nas redes. Além disso, o time ganhou uma premiação de R$ 100 a ser convertida em doação para o Instituto do Câncer.

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação pretende trabalhar no desenvolvimento do projeto, cujo esboço inclusive já foi informalmente apresentado à reitora do Instituto, professora Joaquina Nobre. Segundo o diretor de pesquisa e inovação e um dos membros da equipe, Gustavo Souza, esse apoio institucional e o envolvimento de mais pessoas pode tornar viável a execução.

"A essência da proposta deste laboratório de inovação é criar e fortalecer conexões. Conectar pesquisadores, estudantes, instituições, empreendedores, agentes de inovação. O nosso trabalho fica mais forte quando trabalhamos em rede e em cooperação", diz Gustavo.

Segundo Rafael Gonçalves, um dos membros da equipe, o evento trouxe muito aprendizado, muitas trocas e muitos contatos, e demonstrou a importância da inovação no setor público. “A inovação está se inserindo em órgãos públicos de todas as esferas e setores, com o objetivo de gerar valor público para a sociedade. Tem muitas iniciativas autônomas de pessoas apaixonadas pela inovação acontecendo por aí”, disse Rafael.

iLabthon

O iLabthon foi um evento realizado pela rede Conexão Inovação Pública RJ com o apoio de mais de 50 parceiros, incluindo empresas e 25 laboratórios de inovação no setor público. O evento aconteceu entre os dias 29 e 31 de janeiro de 2021, totalmente online e gratuito.

Ao todo, participaram 258 equipes, de 5 países. Dessas, 133 equipes, incluindo a do IFNMG, conseguiram chegar ao final e entregar um vídeo de pitch e um projeto. Entre as 10 equipes finalistas, houve uma representante da Rede Federal: o projeto Edutech, que já acontece no Instituto Federal de São Paulo.