Portal IFNMG - IFNMG publica relatório da autoavaliação institucional realizada em 2019, uma das etapas de avaliação dos cursos superiores Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 11h21 | Última atualização em Quinta, 11 de Fevereiro de 2021, 17h57

Está disponível neste portal eletrônico o relatório da Comissão Própria de Avaliação (CPA) que apresenta os resultados do processo de autoavaliação institucional realizado no IFNMG em 2019. Em função da pandemia, o prazo para publicação do relatório, que é produzido no ano seguinte à realização da pesquisa, foi estendido para o início de 2021.

A autoavaliação institucional é uma das etapas previstas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SENAIS). O relatório recém-publicado registra os resultados da autoavaliação dos Campi Araçuaí, Almenara, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni do IFNMG. Dos onze campi pertencentes ao IFNMG, esses são os que ofertam cursos superiores, objeto da apuração.

“O relatório apresentado pela CPA apresenta as informações coletadas junto à comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos e discentes do ensino superior) com o objetivo de identificar a percepção da comunidade acerca dos serviços prestados pelo IFNMG em nível de campus e Reitoria”, explica a presidente da CPA Institucional, Kennya de Lima Ribeiro, professora do Campus Araçuaí. “É um diagnóstico amplo, que analisa políticas de gestão, ensino, pesquisa e extensão, assim como infraestrutura, atendimento ao discente, entre outros aspectos”, acrescenta.

Para apresentar os resultados da pesquisa, o relatório foi organizado em cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

Ferramenta de gestão

O documento é considerado uma ferramenta primordial para a gestão, pois apresenta problemas, deficiências, críticas e sugestões apontadas por estudantes e servidores do Instituto. “Considerando a recente renovação das gestões dos campi e da Reitoria, esse novo diagnóstico será de grande importância para adequar as ações e garantir o atendimento às necessidades de toda a comunidade acadêmica”, avalia a presidente da CPA Institucional.

Em relação aos resultados do relatório referente a 2019, a professora Kennya destaca as melhorias apontadas na infraestrutura dos campi, que, segundo ela, são um reflexo de reivindicações apontadas no relatório do ano anterior. “Destacamos, no entanto, que se trata de um trabalho contínuo para garantir a manutenção das potencialidades e minimizar as fragilidades apontadas pelos resultados.”

Participação

A pesquisa que deu origem ao relatório foi realizada por meio de questionário virtual disponibilizado aos respondentes entre os dias 02 e 18/12/2019. Participaram servidores e alunos regularmente matriculados em cursos superiores de graduação ofertados na modalidade presencial.

A participação dos respondentes é voluntária, eles são convidados pelas subcomissões da CPA dos campi a participarem da consulta. Nesse ponto está localizada uma das limitações da autoavaliação institucional: o número de participantes da pesquisa, que precisa aumentar em todos os segmentos da comunidade acadêmica. Por isso, a presidente da CPA Institucional insiste na relevância da participação de todos, para garantir um diagnóstico mais preciso da realidade de cada campus e consequentemente nortear as ações dos gestores.

Acesse o Relatório da CPA referente a 2019.