Portal IFNMG - Em artigo, servidores do IFNMG defendem a flexibilidade curricular e o ensino de programação na educação básica como o futuro do ensino Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 07 de Maio de 2021, 09h57 | Última atualização em Sexta, 07 de Maio de 2021, 10h07

Os servidores do IFNMG-Campus Diamantina Bruno Lopes de Faria, Janainne Nunes Alves e Claudiane Moreira Costa publicaram o artigo “Uma experiência de inserção de Linguagem de Programação no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica a partir da flexibilização curricular” na Revista Labor, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Trata-se da revista brasileira referência nas discussões de ensino e aprendizagem sob a perspectiva do mundo do trabalho.

O artigo discute a flexibilidade curricular a partir dos múltiplos perfis profissionais que compõem os cursos de ensino médio integrado e das novas realidades sociais, com a sugestão do ensino de programação no nível médio. O professor Bruno Lopes de Faria, coordenador do curso técnico integrado em Informática e primeiro autor do artigo, argumenta: “Se o ensino de linguagem de programação não fizer parte, de fato, do currículo, estaremos subaproveitando o potencial que a programação e as novas tecnologias nos oferecem, visto que sua compreensão se trata de uma competência central dirigida à múltiplas áreas, um tipo de alfabetização básica da era digital que auxilia os sujeitos a compreenderem toda a tecnologia ao seu redor.”

Outro ponto importante destacado pelos autores é a produção do artigo 100% no IFNMG, a partir de estudo conduzido por servidores e alunos do Instituto, condição que fomenta a reflexão sobre as atividades de ensino e aprendizagem promovidas pela Instituição.

Acesse a íntegra do artigo em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/44110