Portal IFNMG - Apresentações orais de trabalhos selecionados para o IX SIC acontecem nesta quarta e quinta-feira Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Apresentações orais de trabalhos selecionados para o IX SIC acontecem nesta quarta e quinta-feira

Publicado: Quarta, 12 de Maio de 2021, 10h50 | Última atualização em Quarta, 12 de Maio de 2021, 11h04

Começam nesta quarta-feira, dia 12, às 10 horas, as sessões de apresentações orais de trabalhos selecionados para o IX Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG. As sessões acontecem também nesta quinta-feira, dia 13, sempre pela manhã, tarde e noite (confira programação abaixo). As apresentações são transmitidas ao vivo. Para mais informações, acesse: www.ifnmg.edu.br/sic2021

Serão 96 apresentações orais. São trabalhos como "O potencial do turismo literário no Vale do Urucuia: Viagem ao Sertão Rosiano", da aluna Beatriz de Melo Alves, do Campus Arinos; “O papel da ética nas redes sociais e sua implicação no contexto da privacidade”, de Renivaldo Rodrigues dos Santos, do Campus Avançado Porteirinha; e “Marketing digital: um estudo de caso em uma microempresa do setor varejista de Almenara-MG”, de Claudenilson Ribeiro da Cruz, do Campus Almenara.

Para publicação nos anais do SIC, foram selecionados 413 resumos, entre os 541 submetidos, nas áreas de Ciências Agrárias (Produção Vegetal); Ciências Agrárias (Produção Animal); Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Educação e Ensino; Engenharias; Informática; Linguística, Letras e Artes; Multidisciplinar.

Desafios e soluções

Os trabalhos apresentados durante o SIC, seja oralmente ou pela publicação nos anais, trazem a essência do evento de iniciação científica. Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Edinei Canuto Paiva, “a iniciação científica é uma das melhores formas de se aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem do futuro profissional, colocando-o em contato direto com problemas desafiadores de sua área de estudo. E, por resultado, ainda traz soluções de problemas apresentados pela comunidade, empresas e setor produtivo”.

É bem isso que a estudante Jakeline Monteles da Silva, aluna do IFNMG-Campus Teófilo Otoni, busca enquanto bolsista de dois projetos. “O meu objetivo é adquirir conhecimento para poder resolve problemas ou criar um produto inovador que possa satisfazer a necessidade do mercado”, afirma Jakeline. No IX SIC, ela participa com o resumo “Robô seguidor de linha autônomo com detecção de obstáculo”, aprovado para os anais do evento, e com a oferta do minicurso “Introdução ao Arduino com Tinkercard''.

apresentacao de trabalhos

 

Fim do conteúdo da página