Portal IFNMG - IFNMG inicia a construção de sua Política de Comunicação; lançamento será nesta quinta-feira Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 14 de Junho de 2021, 09h46 | Última atualização em Segunda, 14 de Junho de 2021, 10h47
imagem sem descrição.

Transparência, informação, diálogo, divulgação, acessibilidade, interação. Como o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) lida com essas e outras questões relacionadas à comunicação? O que pode melhorar, padronizar, corrigir?

Essas questões começarão a ser debatidas nesta semana, quando começa a construção da Política de Comunicação do IFNMG, a ser conduzida por uma comissão com representantes de todos campi, diretorias e pró-reitorias e pelo assessor externo Wilson da Costa Bueno, que é professor da USP e referência nacional em comunicação organizacional. E toda a comunidade será convidada a dar sugestões às minutas dos textos de cada uma das temáticas que irão compor o documento final da Política.

O lançamento da Política, com a apresentação de sua proposta e dinâmica, será nesta quinta-feira, dia 17 de junho, a partir das 09h, com transmissão ao vivo pelo canal do IFNMG no Youtube e participação do professor Wilson. Os documentos e informações serão reunidos no portal www.ifnmg.edu.br/politicadecomunicacao.

O que é essa Política?

A Política de Comunicação é um conjunto de diretrizes, posturas, ações, estratégias e produtos de comunicação que objetivam orientar e promover, de maneira uniforme, profissional e sistemática, o relacionamento de uma organização com os seus diversos públicos.

Cada uma das temáticas relacionadas à comunicação, como públicos estratégicos, comunicação interna, redes sociais, eventos e relacionamento com a imprensa, será debatida pela comissão para subsidiar a criação dos textos-base, que serão submetidos para apreciação e sugestões de servidores, estudantes e toda a comunidade.

“Tanto o processo de construção quanto o documento final da Política de Comunicação irão nos ajudar a fazer uma comunicação mais eficiente, padronizada, próxima e inclusiva no IFNMG, contribuindo para fortalecer a cultura do diálogo e da transparência e para reforçar que a comunicação da Instituição é papel de todos os servidores e colaboradores”, destaca Bráulio Siffert, diretor da área responsável pelo trabalho, o Departamento de Comunicação.

Ao final da construção, que leva de seis a oito meses, o documento será submetido à apreciação do Conselho Superior do IFNMG e, caso aprovado, passa a ser um orientador para todas ações de comunicação da Instituição.

O assessor externo contratado, professor Wilson da Costa Bueno, trabalha com criação de Políticas de Comunicação em instituições públicas há mais de 30 anos, e já conduziu o processo em seis Institutos Federais nos últimos anos.