Portal IFNMG - Parceria firmada entre IFNMG e Hospital Santa Rosália abre caminhos para formação e qualificação na área de saúde em Teófilo Otoni Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 18 de Junho de 2021, 08h42 | Última atualização em Sexta, 18 de Junho de 2021, 10h56

Promover a cooperação técnica, científica e educacional, abrindo oportunidades para o intercâmbio de conhecimentos e experiências com vistas à formação e à especialização técnica de recursos humanos e efetivação de projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Esse é objetivo da parceria firmada no início deste mês entre o IFNMG e o Hospital Santa Rosália, de Teófilo Otoni. O protocolo foi assinado pela diretora do IFNMG-Campus Teófilo Otoni, Ana Cláudia Gonçalves, e pelo provedor do Hospital, Ilter Martins.

“A parceria potencializa oportunidades para a formação e a qualificação que o IFNMG pode ofertar, como o curso técnico de Equipamentos Biomédicos, em fase final de elaboração, e outros na área de saúde”, afirma a professora Ana Cláudia, fazendo referência aos esforços conjuntos das duas instituições para a futura implantação do curso técnico de Enfermagem, com possibilidade de expansão para curso superior. “Além disso, inúmeras atividades de pesquisa e extensão podem ser viabilizadas com a parceria”, acrescenta.

Na oportunidade, o Santa Rosália também firmou parceria com o Sebrae, para a realização de ações e projetos visando à atualização de seu corpo técnico e aproximação com a comunidade de inovação. O acordo foi firmado com o gerente regional do Sebrae, Rogério Nunes Fernandes.

Demanda regional

Apesar de formalizada agora, na prática, a parceira entre o IFNMG e o Hospital Santa Rosália já existia. A diretora-geral do Campus conta que, graças ao trabalho conjunto com o Santa Rosália, foi possível a elaboração de uma proposta de matriz curricular com foco nas demandas do mercado de trabalho. Além disso, o Hospital doou equipamentos para montagem do laboratório para as aulas práticas e disponibilizou sua infraestrutura como espaço de aprendizagem, além de abrir oportunidades de estágio para os alunos, assim como os demais hospitais da cidade.

“A união de forças torna possível a busca de alternativas para atendimento das demandas regionais”, comemora Ana Cláudia. Isso se torna particularmente importante quando se tem em mente que Teófilo Otoni é considerada centro macrorregional do Vale do Mucuri e vem se consolidando como polo regional de saúde. “A cidade recebe diariamente pessoas das cidades circunvizinhas que buscam pelos serviços de saúde. Isso requer profissionais qualificados e capazes de suprir essa demanda, o que atualmente é um problema, agravado pela pandemia da covid-19”.

Além disso, segundo a professora Ana Cláudia, demanda por profissionais técnicos na área da saúde tende a aumentar com a inauguração do Hospital Regional, prevista para 2023, bem como pela ampliação da rede de atendimento da Unimed na região.

Desafio de inovação

Outra oportunidade de cooperação mútua entre o IFNMG e o Hospital Santa Rosália foi a realização do Fator S Challenge, maratona de ideação que aconteceu no último mês de maio como parte da programação da IX Semana de Iniciação Científica (SIC) do Instituto, e a 1ª Jornada Inova Santa, ambas em parceria com o Sebrae.

O Challenge é um programa desenvolvido pelo Sebrae que trabalha o lado empreendedor dos participantes, estimula ideias de negócios de base tecnológica e mobiliza pessoas a buscarem soluções inovadoras frente aos desafios propostos por uma empresa. O Santa Rosália participou como empresa âncora do evento, para a qual os 61 participantes propuseram soluções inovadoras. Os projetos vencedores estão disponibilizados para o Hospital selecionar os mais viáveis para serem implantados.

(Com informações de www.ifnmg.edu.br/teofilootoni)