Portal IFNMG - Servidores do IFNMG poderão realizar curso de aperfeiçoamento em Metodologias Ativas; incrições começam na segunda-feira Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 23 de Junho de 2021, 15h58 | Última atualização em Quarta, 23 de Junho de 2021, 15h59

De 28 a 30 de junho, servidores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) que lidam diretamente com o ensino podem se inscrever no curso de aperfeiçoamento: “Ressignificação das Práticas Didático-Pedagógicas por meio de Metodologias Ativas”, que será realizado virtualmente de julho a dezembro de 2021, com carga horária total de 180 horas.

O curso, que é promovido pela Pró-Reitoria de Ensino, pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD) e pelos campi do IFNMG, contará com oficinas sistematizadas durante o ano letivo de 2021, com duas práticas em cada mês. Serão oito oficinas síncronas (pelo Google Meet) e atividades assíncronas pelo Google Classroom. Ao final, o participante fará um Relato de Experiência ou Artigo Científico como conclusão do curso.

Assim, os participantes poderão repensar o seu planejamento e o papel dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Isso porque a aprendizagem de novas práticas de ensino será permeada por reflexões sobre a docência, planejamento e novas tendências educacionais com abordagem centrada no discente e outras demandas relacionadas à educação para o Século XXI.

Espera-se que os participantes, além da aplicabilidade em sala de aula, atuem como multiplicadores por meio da troca de experiências com a comunidade escolar de outras instâncias, a exemplo dos servidores do estado e dos municípios da área de abrangência do IFNMG.

Para os que cumprirem todas as atividades, a certificação total será de 180 horas no curso de Aperfeiçoamento. Caso o inscrito não participe de todas as oficinas, mas somente aquelas do itinerário formativo estabelecido por cada um, poderá obter certificação parcial do curso, considerando as horas de participação realizadas.

O pró-reitor de Ensino do IFNMG, professor Ricardo Cardozo, acredita que o curso é relevante para as políticas de ensino do IFNMG, uma vez que apresenta perspectivas metodológicas que podem subsidiar mudanças das práticas pedagógicas a partir da partilha de saberes com professores que têm experiências em metodologias ativas e ferramentas digitais de outras instituições do país. Para Ricardo, “essa é uma possibilidade para que os servidores da Instituição possam conhecer, avaliar e até mesmo ressignificar suas práticas pedagógicas e contribuir para o processo de ensino-aprendizagem para que a nossa instituição seja ainda mais atrativa e contribua para a permanência e o êxito dos nossos estudantes”.

Os participantes

Cada campus terá dois Professores Formadores como referência, além de um Tutor (servidor do campus) que atuará como mediador entre os cursistas e o Professor Formador. A coordenação institucional será realizada pela Coordenação de Programas e Projetos de Ensino da PROEN (CPPE) em parceria com os Professores Formadores, Cead e Tutores dos campi.

Os Professores formadores foram selecionados por Edital específico para atuarem no IFNMG e constituem, atualmente, um grupo de referência para a capacitação e implementação de metodologias inovadoras e ferramentas digitais no país, tanto pelo conhecimento adquirido na Finlândia quanto pelas oficinas, palestras, publicações, pesquisas e outras atividades que contribuem para aprimoramento da prática.

Eles participaram do Programa “Teachers for the Future” (Professores para o Futuro) – iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – que promoveu a capacitação de 107 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) em duas universidades finlandesas: Hämk University of Applied Sciences (HAMK) e Tampere University of Applied Sciences (TAMK).

Os programas têm se consolidado como ações importantes para a formação continuada docente, especialmente no que se refere à disseminação de práticas pedagógicas que ainda não são de amplo conhecimento pelos professores brasileiros, mas que podem contribuir para aprimoramento da prática docente e do processo de ensino-aprendizagem.