Portal IFNMG - Campus Januária prepara evento sobre o escritor januarense Manoel Ambrósio Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Januária prepara evento sobre o escritor januarense Manoel Ambrósio

Publicado: Segunda, 05 de Julho de 2021, 07h40 | Última atualização em Segunda, 05 de Julho de 2021, 07h51

WhatsApp Image 2021 07 01 at 11.35.15

O IFNMG- Campus Januária realizará entre os dias 11 e 13/08/2021 o I Seminário de Estudos Ambrosianos: escrever na margem, educar na berlinda. O evento, totalmente online e gratuito, pretende reunir pesquisadores, professores e demais interessados na vasta obra e nas temáticas levantadas pelo escritor januarense Manoel Ambrósio Alves de Oliveira (1865 – 1947).

As inscrições podem ser feitas até 06/08, por meio do site do evento (https://www.even3.com.br/iseambrosianos/). A submissão de trabalhos ocorre também pelo site, até dia 30/07.

Durante o Seminário serão realizadas conferências sobre a vida e a obra do escritor, além de seções de comunicação para discutir as pesquisas realizadas em torno do legado intelectual do januarense. A participação no evento será certificada.

O evento conta com o apoio institucional da UNIMONTES-Campus Januária, UNIFAP, IEL-UNICAMP, PUC-GO e Comissão Mineira de Folclore.

Manoel Ambrósio

Dono de uma significativa produção literária, a obra mais conhecida de Manoel Ambrósio é o livro Brasil Interior: palestras populares e folk-lore das margens do São Francisco (1934), na qual tratou das várias faces do folclore regional. Por conta dessa obra, o autor ficou conhecido apenas como folclorista. Contudo, sua produção literária é muito mais ampla, fruto de uma versatilidade intelectual quase heroica, consideradas as condições em que viveu, escrevendo sempre da margem dos grandes centros.

Assim, da pena do escritor também saíram: Hercília: romance histórico (1923), Os Laras: no sertão dos guahybas, onde se fêz morrer caboclo como o diabo (1938), A Ermida do Planalto: novela regional (1945) e o livro de poesias Paranapetinga (1938). Postumamente, foram publicados o romance Antônio Dó: o bandoleiro das barrancas (1976) e Os Mellos: jagunços e potentados no Sertão do São Francisco (2018). Resta inédito o livro Brasil do Vale (1909), além de contos, peças de teatro, fotografias e outros escritos constantes do arquivo de família, cujos manuscritos só mais recentemente estão sendo escrutinados e trazidos a lume.

As obras do escritor são exímias em revelar os vestígios do passado colonial brasileiro nas terras sertanejas, remontando a episódios da história social dos "Gerais das Minas" e do Nordeste brasileiro a partir da ficcionalização de figuras e reviravoltas históricas. Nesse sentido, elas tratam, com maior ou menor ênfase, dos efeitos da escravização, dos ciclos econômicos e políticos que moldaram a região, das violentas expedições bandeirantes, da navegação do Rio São Francisco, dos povos indígenas que habitavam essas cercanias, entre outros temas.

No IFNMG-Campus Januária, a partir de 2019, estudantes e professores têm analisado a obra e trajetória do escritor. Em 2020, com colaboração de uma estudante de pós-graduação dessa unidade, foi desenvolvido projeto de pesquisa com o objetivo de recuperar e reeditar o romance Hercília, publicado originalmente em 1903. A segunda edição dessa obra centenária será apresentada durante o evento.

Serviço:

I Seminário de Estudos Ambrosianos