Portal IFNMG - Representando os IFs de Minas, reitora do IFNMG reforça para a bancada mineira dos deputados federais a necessidade de recomposição dos orçamentos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Representando os IFs de Minas, reitora do IFNMG reforça para a bancada mineira dos deputados federais a necessidade de recomposição dos orçamentos

Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 14h29 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 08h26
imagem sem descrição.

Reunião realizada nesta quarta-feira (10/11) na Câmara dos Deputados promovida pela bancada mineira de deputados federais debateu sobre a situação de drástica redução orçamentária das instituições da Rede Federal e universidades do estado de Minas Gerais. Os parlamentares assumiram o compromisso de buscar o direcionamento de emenda de bancada de R$ 1 milhão para cada instituição, bem como alinhamentos junto ao Ministério da Economia para viabilizar a recomposição do orçamento e a retomada dos investimentos.

bancada2A reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), professora Joaquina Nobre, apresentou o histórico, os cursos ofertados, o impacto e a realidade de extrema dificuldade orçamentária das seis instituições mineiras da Rede Federal de Educação Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: IFTM, IF Sul de Minas, IFMG, IFNMG, IFSudesteMG e Cefet-MG.

A reitora destacou que nas 74 unidades de ensino e 140 polos de educação a distância dessas instituições estão matriculados mais de 145 mil estudantes, grande parte de família em situação de vulnerabilidade social, mas que o orçamento geral de hoje destinado ao custeio e ao investimento dessas instituições é o menor dos últimos anos. 

“Nosso desejo é que essas emendas possam vir para a gente fazer grandes projetos diferenciados, de ensino, de pesquisa, de extensão, de inovação, de inclusão. Que não precisemos mais vir aqui falar o que estamos tendo que falar agora, que nós precisamos pagar conta de luz, pagar o serviço terceirizado. Tem que haver uma proposta de país para a educação profissional e tecnológica”, disse Joaquina durante sua fala. 

O presidente do Fórum de Dirigentes de Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) e reitor da UNIFAL-MG, professor Sandro Amadeu Cerveira, reforçou o panorama traçado pela professora Joaquina e complementou que a situação das universidades é semelhante: as matrículas cresceram nos últimos anos e os preços de custeio aumentaram, mas o orçamento e o investimento foram consideravelmente reduzidos. 

Os parlamentares presentes à reunião reconheceram a importância de se valorizar e garantir recursos às universidades e aos institutos federais, e assumiram o compromisso de buscar alinhamentos para isso. 

A pedido da reitora do IFNMG, também foi aprovado requerimento para solicitar reunião dos representantes das universidades e das instituições da Rede Federal de Minas Gerais com os três senadores mineiros.

bancada geral

 

 

Fim do conteúdo da página