Portal IFNMG - Estudantes do IFNMG podem concorrer para participar de programa que fomenta empoderamento feminino Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Estudantes do IFNMG podem concorrer para participar de programa que fomenta empoderamento feminino

Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 16h21 | Última atualização em Quarta, 05 de Janeiro de 2022, 13h44

A Embaixada dos Estados Unidos (EUA) publicou, nesta sexta-feira (19/11), o edital para seleção de estudantes da Rede Federal para participar do programa de formação de jovens meninas líderes “Power4Girls – Empower to Lead”. As reitoras dos Institutos Federais do Acre (Ifac) e de Brasília (IFB), Rosana Cavalcante e Luciana Massukado, respectivamente, representaram o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) na cerimônia de lançamento, que aconteceu virtualmente.

De acordo com o edital, o Programa “tem como objetivo fomentar o empoderamento de meninas por meio do desenvolvimento de competências em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social, em preparação para o ambiente de trabalho do século XXI”. "Alavancar o empoderamento feminino é crucial para o enfrentamento dos desafios do nosso tempo. É por isso que os Estados Unidos estão comprometidos na ampliação de oportunidades para mulheres e meninas a nível nacional e internacional", destacou Todd Miyahira, Adido Cultural da Embaixada dos EUA no Brasil.

Para Rosana, que é membro da Câmara de Relações Internacionais do Conselho, não há dúvidas quanto a riqueza do Programa, que responde a aspectos relacionados ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Internacionalização. “O programa dialoga com as linhas norteadoras do Conif no que diz respeito à formação de jovens líderes empreendedoras em uma perspectiva multicultural e cidadã”, disse.

“Nossa expectativa é que o Programa amplie o diálogo coletivo sobre temas relevantes para a comunidade global, como equidade de gênero, energias renováveis, empreendedorismo, cooperação para o desenvolvimento sustentável e fortaleça o papel das participantes na transformação de suas comunidades” completou.

As estudantes interessadas em participar devem encaminhar propostas até às 23h59 (horário de Brasília), do dia 9 de janeiro de 2022, por meio do site https://power4girls.com.br/sign-up. A divulgação das equipes selecionadas está prevista para o dia 4 de fevereiro de 2022. O regulamento e todas as informações necessárias para participar da seleção estão disponíveis no Edital (disponível aqui).

Seleção

Podem participar estudantes de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o país - inclusive do IFNMG -, que, em 2022, estejam cursando o Ensino Médio. Todas as equipes terão um (a) mentor (a) indicado (a) e treinado (a) pela coordenação do programa Power4Girls, ao longo de todo o processo, para apoiar as ações de ensino-aprendizado de todas as participantes.

O Edital selecionará até 20 equipes, cada uma delas compostas por até quatro alunas e um (a) professor (a) - orientador (a) voluntário (a), que deverão apresentar propostas criativas e inovadoras que ajudem a promover o bem-estar social. Nesta edição serão selecionadas propostas relacionadas ao tema Meio ambiente e Sustentabilidade. O Comitê responsável pelo Programa fará a avaliação dos projetos propostos e selecionará as 20 melhores ideias a serem desenvolvidas.

Texto: Assessoria de Comunicação do Conif

Fim do conteúdo da página