Portal IFNMG - Campus Avançado Porteirinha realiza provas de robótica com alunos do projeto de extensão Robótica com Arduíno na Infância Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 20h14 | Última atualização em Terça, 27 de Novembro de 2018, 08h15

7

No dia 23 de novembro, foi realizado a I Olimpíada de Robótica do Campus Avançado Porteirinha com provas utilizando protótipos construídos com a plataforma Arduíno. O evento fez parte da programação da segunda edição do Porteirinha Tech Day, cujo tema desse ano foi Ciência para Redução das Desigualdades.

A Olímpiada foi proposta como atividade para o encerramento do projeto de extensão Robótica com Arduíno na Infância, coordenado pelo professor Igor Sérgio de Oliveira Freitas e apoiado por três bolsistas, sendo dois do curso superior de sistemas da informação, Leandro Pereira de Sousa e Wesley Bruno B. Silva, e uma do curso técnico em eletroeletrônica, Brenda Caroline S. Mendes.

O Projeto contou com a participação de vinte alunos, na faixa etária de 11 a 12 anos, oriundos de quatro escolas da rede pública de ensino básico da comunidade de Porteirinha: Escola Estadual Odilon Coelho, Escola Estadual Alcides Mendes da Silva, Escola Estadual Neco Lopes e Escola Estadual Professor Dinoé Mendes. Esses alunos tiveram aulas nas instalações do Campus no período de agosto a novembro, com encontros semanais de 3 horas e 30 minutos, a fim de que pudessem apreender o máximo possível sobre a programação e robótica.

No dia do evento, os discentes foram separados em três grupos e submetidos a dois desafios. No primeiro, eles deviam construir uma rotina de programação de modo que fosse possível controlar os movimentos do robô através do teclado do computador dentro de um labirinto. No segundo desafio, eles deviam construir uma rotina para controlar também o movimento do robô através de uma lanterna. Além disso o protótipo deveria seguir uma trilha sem sair fora dela.

Ao final, todas as equipes conseguiram executar os desafios brilhantemente sendo premiados com medalhas e certificados de participação. A premiação contou com a participação do Diretor do Campus, professor Pedro Paulo Pereira Brito, a Coordenadora da Coordenadoria de Extensão, Graziela Ferreira da Silva, e do Diretor de Ensino, professor Wilney Fernando Silva.

De acordo com o coordenador do projeto, “poder ver as crianças criando as rotinas e depois colocando em prática, foi extremamente gratificante e emocionante, e me dá mais ânimo ainda para propor outros projetos no próximo ano”. Para Dannielle Cantuario, mãe do aluno Heberth Filipe Alves Santana: “A participação no projeto, trouxe para as crianças um despertar para o aprofundamento em conhecimentos tecnológicos e propiciou um desenvolvimento pessoal por meio da interação e trabalho em equipe. É de grande importância que o IFNMG tenha propiciado ações que alcancem as crianças pois, desperta nelas, desde cedo, o interesse pelo conhecimento. A apresentação de um projeto construído pelas crianças no TECH DAY traz visibilidade para suas potencialidades.”

1

3