Portal IFNMG - IFNMG Campus Avançado Porteirinha visita o Quilombo Sudário Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 11h45 | Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 08h01

A Comunidade Quilombola da Vila Sudário, localizada no município de Pai Pedro/MG, recebeu, no dia 1° de dezembro de 2018, alunos e servidores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Porteirinha. Este evento, que se intitulou “O IFNMG Porteirinha vai ao Quilombo - Encontro Intercultural na Comunidade Quilombola Vila Sudário, Pai Pedro/MG”, além de fazer parte das comemorações do Dia da Consciência Negra do Campus, visou fomentar o potencial e difundir a riqueza cultural dos povos remanescentes dos quilombos.

O evento também buscou resgatar a história, as manifestações culturais, danças, cantos e dialetos e oferecer aos discentes uma vivência prática e rica no quilombo, contribuindo, desta maneira, para a revitalização da memória cultural, haja vista a sua grande significância para a história local e para a formação do povo brasileiro.

CBXB3823 2

O projeto foi coordenado pelo professor Wilney Fernando Silva, e contou com a organização dos servidores ligados à Direção de Ensino e da Coordenadoria de Extensão, em parceria com a Escola Estadual Santos Dumont, de Pai Pedro.

Ao chegar na escola da Comunidade, os alunos e servidores do Instituto Federal foram recebidos pelos moradores com tapete vermelho ao som dos instrumentos musicais, cantos e danças locais. O Diretor da Escola local, professor Denilton Borges, juntamente com o Diretor do Instituto Federal, professor Pedro Paulo Pereira Brito, fizeram a abertura do evento. Na sequência, a vice-presidente da Federação das Comunidades Quilombolas, Edna Correia, falou das lutas, da valorização, da história, das conquistas e reconhecimento dos direitos do povo afrodescendente.

O público presente conferiu apresentações artístico-culturais realizadas pelos alunos da Comunidade como a Capoeira e a Dança do Batuque:

WhatsApp Image 2018 12 04 at 11.16.54WhatsApp Image 2018 12 04 at 11.16.53

WhatsApp Image 2018 12 04 at 10.55.57WhatsApp Image 2018 12 04 at 11.25.32

“A história da Comunidade Sudário, sua língua e riquezas” foi o tema da mesa redonda composta pelos moradores, João Pereira de Aquino e Liobino Quaresma.

“É um grande prazer receber vocês na Comunidade, temos várias histórias para contar. Muitos não conhecem a nossa história, mas temos um orgulho imenso dela”, exaltou João Pereira de Aquino. Liobino Quaresma, por sua vez, lembrou que o dialeto local está desaparecendo: “antigamente nossos antepassados falavam línguas africanas. Alguns até guardaram algumas palavras, mas hoje são poucos que falam”.

WhatsApp Image 2018 12 04 at 11.29.08

Como o encontro objetivou a troca de experiências tecnológicas, culturais e sociais, os alunos do IFNMG Campus Porteirinha fizeram uma apresentação musical do Projeto Festival de Culturas. Além disso, apresentou à Comunidade Quilombola o Projeto de Extensão Robótica em Arduíno.

O Encontro contou com uma belíssima apresentação do Desfile da Beleza Negra. Para finalizar com chave de ouro, houve a apresentação da Dança do Batuque Mirim.

WhatsApp Image 2018 12 04 at 11.31.54

WhatsApp Image 2018 12 04 at 10.57.52

Durante todo o evento, ficou exposta uma mostra do patrimônio cultural material da Comunidade Quilombola.

A comunidade quilombola Vila Sudário fica a 90 quilômetros da cidade de Porteirinha. Quase todas as pessoas são descendentes dos primeiros moradores do quilombo, à época escravos livres que resolveram permanecer na região do Gorutuba. As comunidades quilombolas são grupos étnicos que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.

Para conferir mais fotos do evento, clique AQUI.