Portal IFNMG - Alegria, emoção e histórias de superação marcaram o evento de formatura dos alunos do curso FIC de Agricultor Orgânico do Campus Avançado Porteirinha Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 17h43 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 11h27

Alegria, emoção e histórias de superação marcaram o evento de formatura dos alunos do curso FIC de Agricultor Orgânico do Campus Avançado Porteirinha

 

No dia 29 de março de 2019, ocorreu a cerimônia de formatura dos alunos do Curso de Formação Inicial e Continuada – Agricultor Orgânico. O curso foi ofertado pelo Instituto Federal do Norte de Minas, Campus Avançado Porteirinha, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais – FETAEMG e Prefeitura de Porteirinha. Foi uma noite de muita alegria e emoção para todos que marcaram presença no Salão do Sindicato, local onde ocorreu o evento.

 

IMG 2387

Componentes da mesa de honra

 

Estiveram presentes e compuseram a mesa de honra, o Diretor do Campus Avançado Porteirinha, Professor Pedro Paulo Pereira Brito, o Vice-prefeito de Porteirinha, Elton Mendes, a Coordenadora Adjunta do Pronatec – Bolsa Formação do Campus Avançado Porteirinha, Rozaine Rosa Carvalho, o Coordenador Geral do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha, Nilton César de Oliveira e o Secretário de Educação, Cultura e Formação, também do Sindicato, Edson Lucas Quintiliano, além da Secretária Municipal de Educação, Maria Stela Martins Gomes, do Professor do Curso, José Marcos Oliveira Flôres e da Diretora Regional da FETAEMG, Sandra Rosa de Medeiros.

Na oportunidade, o Diretor do Campus Porteirinha, Professor Pedro Paulo, parabenizou os formandos e agradeceu as instituições parceiras, além de destacar o esforço e a dedicação de todos para que a oferta desse curso se concretizasse.

 

55931051 2110349195667549 8888012593722032128 o

O Diretor Pedro Paulo ao lado de servidores do IFNMG - Campus Avançado Porteirinha e representantes de instituições parceiras

 

Para o Diretor, “esse momento foi importante, porque de maneira semelhante a parábola do semeador, nós podemos comparar todo o trabalho que foi desenvolvido como um trabalho que visa, ao final, a multiplicação. E nós sabemos que todo o esforço feito pelos diversos parceiros, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, A FETAEMG e a Prefeitura de Porteirinha, com o Instituto Federal, Campus Avançado Porteirinha, no sentido de semear conhecimentos, trocar informações técnicas e práticas com os alunos, todo esse trabalho é semelhante ao da semeadura citado na parábola”. Ainda segundo o Diretor, “no momento em que se pensou em implantar esse curso, sabíamos que nem todas as sementes germinariam, nem todos que começaram a fazer o curso terminariam, e da mesma maneira que a parábola, algumas sementes foram lançadas, mas ficaram pelo caminho. Mas tivemos um grupo muito bom que, mesmo em meio a muitas dificuldades, permaneceram, germinaram e hoje estão colhendo os frutos. E a partir de hoje, o que esperamos desse grupo é que continuem, que multipliquem seus conhecimentos, que possam aperfeiçoar cada vez mais e colher novos frutos. Seja idoso, adolescente, agricultor, dona de casa, professor, dentre outros, que resolveram aprender um pouco mais sobre agricultura orgânica, quero parabenizá-los pelo sucesso, pelo sacrifício, pelo respeito e alegria com que seguiram durante o curso até esse momento de culminância.”

 

hhhh

Dona Detinha recebendo seu certificado

 

De forma a corroborar as palavras do Diretor, merece destaque o depoimento da aluna Maria Ildete Batista, carinhosamente chamada pelos colegas de Dona Detinha, que nunca imaginava que, beirando os 70 anos, pudesse aprender tantas coisas novas, principalmente relacionadas à tecnologia. A senhora, que antes não sabia manusear um computador, hoje consegue manejá-lo, consegue fazer buscas na internet e muitas outras coisas, graças às aulas de informática ofertadas durante o curso.

 

IMG 2446

Concluintes com seus certificados de conclusão de curso

 

No decorrer da cerimônia, os alunos receberam seus certificados de conclusão de curso e ao final do evento, foi servido um jantar, que foi partilhado pelos convidados de honra, além dos amigos e familiares dos concluintes.

Histórias de superação como as de Dona Detinha, além dos esforços dos servidores e de instituições parceiras, é que fazem com que o Campus Avançado Porteirinha continue a crescer e a manter seu compromisso de ofertar educação gratuita e de qualidade para os cidadãos porteirinhenses e das cidades circunvizinhas.

Para conferir mais fotos do evento, clique aqui.

Fim do conteúdo da página