Portal IFNMG - Alunos do Campus Avançado Porteirinha participaram do Seminário de Iniciação Científica em Pirapora Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 11h54 | Última atualização em Quinta, 02 de Maio de 2019, 12h25

WhatsApp Image 2019 04 30 at 16.15.55

Aconteceu durante os dias 23 a 26 de abril de 2019, a oitava edição do Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG em Pirapora. O Campus Avançado Porteirinha teve a oportunidade de participar com uma caravana de 20 pessoas incluindo alunos e servidores.

Sic 1

A programação do SIC foi diversificada, contendo palestras, minicursos, mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos de todas as áreas do conhecimento. Puderam participar todos os alunos bolsistas de pesquisa dos Campi, além dos autores de trabalhos aprovados. Os alunos e servidores do Campus Avançado Porteirinha tiveram ao todo 12 trabalhos científicos apresentados em formato oral e pôster. Esses trabalhos serão publicados em breve nos anais do evento.

SIC 2

O IFNMG Campus Avançado Porteirinha também participou do SIC oferecendo palestras e minicursos sobre os projetos desempenhados em Porteirinha. A professora Joyce França ministrou uma palestra com o tema Tecnologia assistiva e o professor Igor Freitas, com o apoio de dois discentes colaboradores, Leandro Pereira de Sousa e Wesley Bruno Barbosa Silva, apresentaram o minicurso Scratch com Arduino.

O SIC foi uma excelente experiência para os alunos que tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos aprendidos em sala pra produzir pesquisa e propor soluções para os problemas regionais.

WhatsApp Image 2019 04 30 at 16.15.557

O IFNMG – Campus Avançado Porteirinha parabeniza todos os alunos e servidores pela profícua participação no evento.

Trabalhos dos alunos e servidores do Campus Avançado Porteirinha que foram apresentados no SIC 2019

Produção de tecnologia assistiva em máquinas de impressão em 3d.

Samanta S. Souza; Mateus A. Barbosa; Joyce M. S. França; Igor S. O. Freitas; Lívia F. S. Mendes; Lenir A. Júnior.

Monitoramento de consumo de energia utilizando arduino

Brenda C. S. Mendes; Italla F. M. Ferreira; Thiago N. T. Barbosa; Joyce M. S. França; Igor S. O. Freitas.

Desenvolvimento de uma plataforma web para auxílio de doações à famílias carentes.

Dieny Eduarda Santos Dos Anjos; Leandro Pereira De Sousa; Wesley Bruno Barbosa Silva; Joyce Meire Da Silva França.

Comparação entre linguagens de programação para desenvolvimento de um robô seguidor de linha.

Igor Sérgio de Oliveira Freitas; Wesley Bruno Barbosa Silva; Leandro Pereira de Sousa, Vinicius Veloso Eleutério Nogueira.

Construindo uma impressora cnc de baixo custo com arduino para auxiliar pessoas com deficiência no trato manual.

Saymon Valan David Lelis Aguiar; Priscila Neves Lidorio; Wesley Bruno Barbosa Silva; Leandro Pereira de Sousa; Thiago Nogueira Tolentino Barbosa.

Implementação de redes mesh para inclusão digital.

Alessandro Soares De Oliveira; Elen Poliana Oliveira Batista; Heberth Junor Teixeira Aguiar; Kemerty Mendes Costa; Vitor Adriano Cardoso Dos Santos; Alysson Frederico Gonçalves Santos.

Ética no uso de software proprietário.

Wesley Leandro Santos; Vitor Adriano Cardoso Dos Santos; Wilney Fernando Silva.

Utilização dos softwares livres entre os estudantes do ifnmg: perspectivas, usos e seus dilemas éticos.

Sávio Lincoln Soares da Silva; Leandro Pereira de Sousa; Wilney Fernando Silva.

Cyberbots, os novos cabos eleitorais.

Saymon Valan David Lelis Aguiar; Priscila Neves Lidorio; Wilney Fernando Silva

Fake news - o capital político nas redes sociais.

Priscila Neves Lidorio; Saymon Valan David Lelis Aguiar; Wilney Fernando Silva.

A percepção quanto à apropriação de trabalhos intelectuais entre alunos do ensino superior do IFNMG - Campus Porteirinha.

Wesley Bruno Barbosa Silva; Wilney Fernando Silva.

Ética no uso de software proprietário

Wesley Leandro Santos ;Wilney Fernando Silva.