Portal IFNMG - IFNMG – Campus Salinas participa da IX Festival Mundial da Cachaça Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 07 de Janeiro de 2011, 11h08 | Última atualização em Segunda, 26 de Julho de 2010, 10h53

Como não poderia ser diferente, o IFNMG – Campus Salinas marcou presença no IX Festival Mundial da Cachaça, que ocorreu entre os dias 16 e 18 de julho, na cidade de Salinas – MG para divulgar o Instituto e o curso superior de Tecnologia em Produção de Cachaça, único em todo país.

undefined

A cachaça, um dos símbolos da cultura brasileira, é uma das bebidas mais consumidas no país e vem apresentando um crescimento considerável em seu consumo, exportação e produção, ultrapassando ultimamente mais de cinco mil marcas.

Percebendo este crescimento, foi criado o Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cachaça no ano de 2005, que já formou cinco turmas.

O curso, com duração de três anos, é ofertado em período integral capacitando os alunos a otimizarem a produção de cachaça de alambique. O aluno passa a conhecer todo o processo, desde a escolha do local para o plantio da cana até a comercialização do produto final.

O profissional pode trabalhar em pequenas, médias e grandes empresas, cooperativas, associações, comércio, gerenciamento ou consultoria, tendo, portanto, uma ampla área de atuação no mercado de trabalho.

No estande do Instituto Federal Norte de Minas Gerais - Campus Salinas foram expostas algumas garrafas de cachaça produzidas pelos alunos do 5º período. Expôs-se também uma dorna com cachaça para degustação pelos visitantes da Feira. As mesmas representam parte da nota da disciplina de Envelhecimento e Padronização. Foram vendidos também os produtos fabricados no curso Técnico de Agroindústria, como doces, conservas e defumados.

Segundo a APACS, Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas, organizadora do festival, a estimativa foi de 30 mil visitantes num total de três dias de exposição e shows. O IX Festival Mundial da Cachaça recebeu mais visitantes de outros estados que nos anos anteriores.

foto_1

Estande do Instituto montado no IX Festival Mundial da Cachaça

foto_2

Exposição das cachaças produzidas pelos alunos