Portal IFNMG - Aula magna inaugura o primeiro mestrado strictu sensu do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Aula magna inaugura o primeiro mestrado strictu sensu do IFNMG

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2017, 17h47 | Última atualização em Sexta, 18 de Agosto de 2017, 09h50
Aula contou com presença de alunos e professores do mestrado e com dirigentes do IFNMG

O IFNMG – Campus Salinas promoveu na noite desta quarta-feira, dia 16/08, a aula inaugural do mestrado profissional em Reprodução e Nutrição Animal do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, o primeiro mestrado strictu sensu do Instituto. A aula foi ministrada pelo coordenador-geral adjunto dos cursos de pos-graduação em medicina veterinária da Capes, Eduardo Paulino da Costa e contou com a presença dos alunos do curso, do reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, de dirigentes do Instituto e de autoridades e moradores locais.

mestrado aula3 reduzO mestrado contará com sete alunos na linha “Biotecnologia Aplicada à Reprodução Animal” e seis alunos na linha “Nutrição Animal Aplicada”. Os docentes, todos doutores, são de diferentes campi do IFNMG e convidados de outras instituições. Na aula inaugural, o professor Eduardo falou sobre as especificidades e a importância dos mestrados profissionais, que vêm se ampliando no Brasil e têm uma característica de maior transferência de conhecimento à sociedade. “Em mestrado profissional é importante a produção científica, mas sobretudo a inserção social, que é um quesito com grande peso na avaliação da Capes”, disse Eduardo, que afirmou que com o perfil dos alunos e professores do curso e com o que viu no Campus Salinas, o Instituto está “com a faca e o queijo na mão para ser um dos melhores programas de mestrado profissional do país”.

mestrado aula2 reduzPara o reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, que inclusive também será professor do curso, a concretização deste mestrado demonstra como o IFNMG vem trabalhando em diversas frentes para cumprir com a missão de interiorizar a educação e dar oportunidades a cada vez mais pessoas. “Esse programa é um marco para a nossa instituição. Algo que vem sendo pensado há muitos anos e que só foi possível com a conscientização, engajamento, comprometimento e integração de todos nossos dirigentes e campi em torno deste projeto comum”, ressaltou o reitor.

O diretor-geral do IFNMG – Campus Salinas, professor Wagner Patrício de Souza Júnior, o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG, professor Rogério Mendes Murta e o coordenador do programa de mestrado, professor Wolff Camargo Marques Filho também discursaram durante o evento, agradencedo a todos que se empenharam na concretização deste sonho e destacando a importância de o Instituto trabalhar na verticalização do ensino na instituição com foco no desenvolvimento social e econômico da área de abrangência do IFNMG. “Esperamos que o programa se fortaleça e que num futuro breve tenhamos um doutorado profissional aqui. O programa já nasceu forte pois é institucional, com envolvimento muito grande de dirigentes e servidores de todo o Instituto”, ressaltou o pró-reitor Rogério Murta.

O curso

Os mestres que se formarem no curso terão formação especializada e aprimorarão a capacidade de empreender, inovar e aplicar tecnologias em reprodução e nutrição animal. Espera-se que o egresso seja capaz de solucionar problemas dos sistemas de produção animal e propiciar o desenvolvimento econômico sustentável.

Para a obtenção do título de mestre, o discente deverá cursar um mínimo de 24 créditos e realizar a defesa da dissertação e/ou produto final que poderão ser desenvolvidos nos campi Salinas, Almenara e Januária, ou mesmo fora do IFNMG em instituições parceiras.

mestrado aula4 reduz