Portal IFNMG - Campus Salinas Realiza Campanha de Vacinação Contra a Gripe Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 09 de Maio de 2019, 16h32 | Última atualização em Quinta, 09 de Maio de 2019, 16h42

Foto 01 Vacinação Gripe 2019

Servidores são vacinados contra a gripe.

O IFNMG - Campus Salinas, através do Setor de Enfermagem, realizou entre os dias 25/04/19 a 03/05/19 a vacinação contra a Gripe para seus servidores. A vacinação imunizou mais de 150 servidores, entre docentes e técnicos administrativos.

Segundo a enfermeira do Campus Salinas, Renata Xavier Castro, a vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, levando à hospitalizações e até mesmo à morte.

De acordo com o Ministério da Saúde, neste ano foram registrados 427 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 81 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é o vírus influenza A (H1N1) pdm09, com registro de 213 casos e 55 óbitos. A vacina deste ano protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A(H1N1) pdm09; A(H3N2) e influenza B.

Sobre a escolha do público prioritário, o Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis, dentre eles estão os professores de escolas públicas e privadas.

A enfermeira Renata reforça que a vacina é uma das melhores formas de prevenção contra a gripe, mas que medidas simples como lavar as mãos, cobrir nariz e boca ao espirrar, usar papel descartável para higiene nasal e manter o ambiente ventilado podem reduzir o risco de transmissão da doença.

Mais fotos, CLIQUE AQUI.