Portal IFNMG - Mutirão contra a dengue no IFNMG - Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Mutirão contra a dengue no IFNMG - Campus Salinas

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 08h29 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 11h21

Foto 01 Multirão contra a Dengue

Equipe de trabalho no mutirão contra a dengue.

No dia 20 de maio de 2019, o IFNMG Campus Salinas em parceria com a Vigilância Ambiental do município realizou o Mutirão contra a Dengue no campus.

O mutirão, que foi coordenado pela enfermeira do Campus - Renata Xavier Castro, teve como objetivo realizar a busca por focos e possíveis locais de criadouros do mosquito Aedes aegypti e eliminá-los, e também fazer uma limpeza minuciosa de toda a instituição, diminuindo assim, as chances do mosquito se desenvolver.

A ação contou também com a participação dos discentes Paulo Filipe Santos, Ranieri Leibniz, Michele Antunes e Phâmella Natasha, que desenvolvem o projeto - "Levantamento e análise espacial da ocorrência do Aedes aegypti no IFNMG - Campus Salinas", orientados pelas servidoras, Tatianne Gizelle Marques Silva e Patrícia Nery Silva Souza. Os alunos montaram uma tenda para orientação sobre prevenção e controle do mosquito, levando amostras de larvas e predadores naturais como o peixe lebiste.

Os Agentes de Combate à Endemias(ACE), Wagner Lima, Fagner José e Selvino Eustáquio da Vigilância Ambiental, acompanharam cada equipe de trabalho, orientando as ações e reforçando a importância da prevenção da dengue, não somente com o mutirão, mas principalmente com a conscientização de que a vigilância deve ser constante no dia a dia.

A dengue é uma doença viral, causada por um arbovírus (sorotipos 1, 2, 3 e 4). O transmissor (vetor) da dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada para se proliferar. O período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região, mas é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver.

Em 2019, foram registrados 675.174 casos prováveis de dengue no Brasil, um aumento de mais de 400% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de mortes pela doença já chega a 62 casos em todo o país. A principal forma de prevenção da dengue é o combate aos mosquitos – eliminando os criadouros de forma coletiva com participação de toda comunidade.

Mais fotos, CLIQUE AQUI

Fonte: IFNMG - Campus Salinas/Ministério da Saúde - 2019

Fim do conteúdo da página