Portal IFNMG - Alunos do Curso de Engenharia Florestal fazem simulação de queima controlada Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 16h45 | Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2019, 16h46

Alunos do Curso de Engenharia Florestal fazem simulação de queima controlada

Foi realizada, no dia 04/07/2019, uma simulação de queima controlada em uma área do IFNMG campus Salinas, com a equipe do Corpo de Bombeiros do município de Salinas-MG, juntamente com os discentes do 9º período do Curso de Engenharia Florestal. A equipe do Corpo de Bombeiros, sob o comando do Sargento Augusto, SD BM Hélio, SD BM Bianca e do SD BM J. Batista, mostrou aos discentes as técnicas e todos os cuidados que se deve ter quando o fogo é utilizado de forma controlada.

Segundo o prof. Romildo Oliveira, “a queima controlada é uma técnica comum de utilização do fogo e que deve ser utilizada de maneira planejada, em ambientes delimitados e com autorização devida. Sobretudo, cabe ressaltar, que o fogo pode causar alterações significativas em ambientes e o seu uso deve ter objetivos claros”.

Antes de iniciar o treinamento, o Sargento Augustoea sua equipe, orientaram todos sobre os riscos da queima e, apresentaram as principais ferramentas e equipamentos de proteção individual necessários. Foi realizado todo o planejamento prévio antes do início das ações.

Na prática, os discentes delimitaram a área onde foi realizada a queima, com a construção de aceiros. Prepararam e deixaram de prontidão as bombas costais, para utilização da água no combate do fogo. A equipe do Corpo de Bombeiros mostrou para os discentes a maneira correta de utilizar os abafadores e de proceder ao combate do fogo. Após o término das ações, os discentes foram orientados para proceder com as operações de rescaldo, visando eliminar os focos de calor que possam auxiliar no ressurgimento do fogo.

Fonte: Prof. Romildo Lopes de Oliveira.

Disciplina: Proteção Contra Incêndios Florestais.

Curso de Engenharia Florestal.