Portal IFNMG - Pesquisa desenvolvida no Campus Salinas na área de ciências sociais e humanas é publicada em periódico de língua inglesa, portuguesa e espanhola Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2019, 13h16 | Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2019, 13h16

Foto 01 Thiago José

No dia 27/06, foi publicado na Revista Research, Society and Development o artigo intitulado Gender, sexuality and diversity at a school: results of a research project developed at Ifnmg, Campus Salinas (https://rsd.unifei.edu.br/index.php/rsd/article/view/1323), fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido no ano de 2017, no Campus Salinas, por Thiago José Francisco, pós graduando em Educação e Tecnologias do IFNMG e pela professora Santina Aparecida Ferreira Mendes O artigo contou ainda com a colaboração da professora do Campus Salinas, Ana Clara Gonçalves Alves de Meira. Para Thiago José, um dos autores do artigo, é preciso dar visibilidade à temática, para que por meio da conscientização, situações de bullyng e preconceito no ambiente escolar possam ser minimizadas ou ainda erradicadas. Com essa intenção, a proposta é dar continuidade à pesquisa, mesmo não sendo mais financiada, afirmou Thiago, que já apresentou a pesquisa no VII Seminário de Iniciação Científica do IFNMG, em Araçuaí/MG, ocasião em que a mesma foieleita pela comissão científica como melhor resumo expandido da categoria, ficando em primeiro lugar (foto abaixo).

Foto 02 Thiago José

Foi apresentada ainda no I Congresso de Pesquisa e Inovação do Sudeste, ocorrido em São João da Barra, no Rio de Janeiro; no I Congresso Internacional de Educação, ocorrido na Unimontes, em Montes Claros/MG; no II Congresso Nacional de Educação, ocorrido na UFVJM, em Diamantina/MG e no I Encontro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade – NEPGS , ocorrido na Reitoria do IFNMG, em Montes Claros.

O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar crenças e percepções dos professores/as do campus Salinas em relação às questões de gênero e sexualidade e os resultados evidenciaram que a maioria dos docentes não receberam orientação sobre como lidar com essas questões. Os autores acreditam que a pesquisa contribuiu tanto para demonstrar a importância de se trabalhar essa temática na escola quanto para identificar os preconceitos e as práticas discriminatórias em relação à diversidade sexual e de gênero existentes no espaço escolar.

Fonte: Santina Aparecida Ferreira Mendes