Portal IFNMG - PREMIADOS NO SIC: Estudo avalia jogos educacionais digitais como alternativa no ensino remoto Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 09 de Junho de 2021, 11h07 | Última atualização em Quarta, 09 de Junho de 2021, 11h18

“Jogos educacionais digitais: uma alternativa para práticas no ensino remoto” foi o trabalho premiado em primeiro lugar no IX Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG na área de Educação. O evento, realizado no mês de maio, premiou os três melhores trabalhos de cada uma das 12 áreas do conhecimento contempladas.

O estudo é de autoria de Joice Silva de Oliveira, Iago Santos Oliveira e Welder Lopes Loyola, alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFNMG-Campus Salinas, sob a orientação da professora Rosimeire Alves Guimarães.

A pesquisa foi motivada pela necessidade, principalmente em função da pandemia e das Atividades Não Presenciais (ANPs) de ensino, de se criar alternativas pedagógicas atraentes, dinâmicas e mais participativas que ajudem os alunos a assimilar os conteúdos. É nesse contexto que surge a possibilidade de uso de jogos educativos digitais (JEDs), que, segundo os autores do estudo, “podem potencializar e criar novas possibilidades para a construção do saber”.

O objetivo do estudo foi demonstrar a possibilidade da utilização de jogos online educativos como ferramenta do ensino de Ecologia, bem como analisar a contribuição dessas ferramentas para a aprendizagem dos alunos em relação ao conteúdo. A abordagem foi feita com quatro turmas do 3º ano de cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFNMG-Campus Salinas. Os estudantes participaram dos jogos por por meio da plataforma Google Meet e, posteriormente, foram questionados a respeito de suas preferências e outros aspectos relacionados ao aprendizado por meio dessa experiência.

Foram usados dois jogos. Um deles foi o “Labirinto da Ecologia”, com abordagem dos conteúdos fluxo de energia, níveis tróficos, ciclos biogeoquímicos e dinâmica de populações. Na parte inferior da tela, aparecia uma pergunta e, no centro, um labirinto com as opções de resposta. O objetivo do aluno era levar seu personagem até a resposta correta, desviando dos monstros que poderiam matá-lo. O outro jogo usado foi “Relações Ecológicas”, uma espécie de jogo da memória em que o aluno deveria formar pares entre cartas que traziam conceitos relacionados a tipos de relações ecológicas e cartas que continham imagens representativas dessas relações entre seres vivos.

O “Labirinto da Ecologia” foi criado no site Wordwall. Por meio de um plano gratuito e de um plano pago (com mais funcionalidades), essa plataforma online disponibiliza aos usuários diversos modelos de jogos digitais interativos e imprimíveis, que podem ser facilmente personalizados de acordo com o interesse do professor. A plataforma usada para criar o segundo jogo foi a Educaplay, que apresenta as mesmas características de uso do Wordwall. Ambos os sites oferecem um relatório após a finalização do jogo, com erros e acertos de cada aluno, o que o docente pode usar para direcionar as suas aulas.

Segundo os autores do trabalho, por meio da pesquisa “foi possível verificar que os JEDs contribuem para a aprendizagem dos alunos e, além disso, promovem um maior engajamento nas práticas, uma vez que os estudantes veem os JEDs como algo divertido, interessante e interativo, o que faz com que o ato de aprender fique menos maçante e desestimulante”. Na avaliação dos pesquisadores, “não cabe ao educador apenas a tarefa de transferir conteúdos, mas sim de instruir e orientar os estudantes por meio das ferramentas de ensino, como os JEDs, a pensar, interagir e opinar de forma que apropriem ativamente do conteúdo, ou seja, se tornem sujeitos ativos do processo de ensino-aprendizagem”.

Para mais informações, acesso o resumo do trabalho “Jogos educacionais digitais: uma alternativa para práticas no ensino remoto”.