Portal IFNMG - Campus Teófilo Otoni promove palestra sobre a Área de Proteção Ambiental do Alto do Mucuri Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 16h44 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 16h44

APA 1

Foi realizado no dia oito de novembro de 2016, no IFNMG – Campus Teófilo Otoni, uma palestra para toda comunidade acadêmica sobre a Área de Proteção Ambiental do Alto do Mucuri.  A palestra foi proferida pelo gerente da APA, o servidor do IEF, Antônio Marcos Pereira. A palestra teve como objetivo abordar assuntos sobre a gestão de unidades de conservação, em especial a APA do Alto Mucuri que abrangem oito municípios da Bacia Hidrográfica do Mucuri, inclusive Teófilo Otoni. A APA foi criada pelo decreto 45877 de 30/12/2011, mas poucas pessoas sabem de sua existência e da sua importância para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos. As Unidades de Conservação de Uso Sustentável, especialmente as APAs, são um importante mecanismo de gestão do território e promoção da sustentabilidade, e é necessário que a comunidade esteja consciente desta importância e nos apoie na consolidação desta unidade de conservação, frisou o organizador do evento, o professor Ivan Almeida do curso Técnico em Meio Ambiente.

Apa 2
A APA do Alto Mucuri foi criada com os objetivos de proteger e recuperar a qualidade das águas superficiais e subterrâneas, os solos, a fauna e a flora, além de promover a recuperação das áreas degradadas, a conectividade entre fragmentos florestais e atividades econômicas compatíveis com a qualidade ambiental desejável para a região.
A APA do Alto Mucuri contribui para a conservação de uma das regiões com maior cobertura vegetal nativa do Bioma da Mata Atlântica no Estado de Minas Gerais o que contradiz com o baixo Mucuri que são as áreas de maiores degradação do Estado, daí a importância e a necessidade de proteger e utilizar de maneira sustentável ás áreas ainda preservadas do Alto Mucuri.

Apa 3
O IFNMG – campus Teófilo Otoni agradece ao Instituto Estadual de Florestas, em especial a gerente regional Janaína Mendonça e senhor Antônio Marcos, gerente da APA do Alto Mucuri, pela parceria na promulgação da educação ambiental na nossa região.

Fim do conteúdo da página