Portal IFNMG - Primeira Turma do Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresenta com êxito as Propostas de Projetos de Aplicação Tecnológica como Primeira Etapa do Trabalho de Conclusão de Curso Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Primeira Turma do Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresenta com êxito as Propostas de Projetos de Aplicação Tecnológica como Primeira Etapa do Trabalho de Conclusão de Curso

Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 19h47 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 11h22

Em apresentação pública realizada na noite da última segunda-feira, 24 de Junho, acadêmicos da Primeira Turma do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas defenderam com êxito às respectivas Propostas de Projetos de Aplicação Tecnológica, todos referentes à primeira etapa do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado como TCC-I.

Cada defesa de projeto seguiu o mesmo rito organizado em três etapas consecutivas. Primeiro, o aluno realizou uma apresentação explanatória da sua proposta de trabalho, em seguida a banca avaliadora composta pelo professor orientador e dois membros convidados expôs suas considerações e questionamentos sobre o trabalho escrito e apresentação oral, e por último, o encerramento da sessão de defesa com a divulgação do resultado ao acadêmico e demais presentes.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFNMG Campus Teófilo Otoni busca alcançar no corpo discente os seguintes objetivos: (a) desenvolver a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica; (b) despertar o interesse pela pesquisa e estimular o espírito empreendedor como meios para resolução de problemas; (c) intensificar a extensão universitária atendendo as demandas dos diversos setores da sociedade; (d) fomentar a inovação tecnológica; além de outros objetivos dispostos em regulamento próprio.

Importante destacar ainda que o TCC é considerado uma atividade curricular obrigatória, com carga-horária definida pelo Projeto Pedagógico do Curso e essencial à obtenção do título de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Os discentes regularmente matriculados nas turmas de ADS estiverem presentes na sessão pública e puderam presenciar todo o ritual de defesa, conhecer os temas e a complexidade dos trabalhos apresentados, aprender sobre como expor um projeto de TCC, observar a arguição das bancas avaliadoras e conhecer ainda seu processo avaliativo.

Com muita alegria o Núcleo de Informática do Campus Teófilo Otoni parabeniza os acadêmicos pelas excelentes propostas de Projetos de Aplicação Tecnológica apresentadas e conclusão exitosa no TCC-I.

TRABALHOS APRESENTADOS E BANCAS AVALIADORAS DE TCC-I

Trabalho: UM FRAMEWORK BASEADO EM WEB SEMÂNTICA PARA DESCRIÇÃO DE SETORES, CARGOS E SERVIÇOS DE UM ÓRGÃO PÚBLICO

Acadêmico: Aisllan Max Caldeira (primeiro à esquerda)

Banca Avaliadora: Prof. Msc. Yuri Bento Marques (Orientador), Prof. Msc. Thiago Bicalho Ferreira, Msc. Francis Bento Marques - UFVJM Campus Mucuri.

Trabalho: IDENTIFICAÇÃO E CORRESPONDÊNCIA DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EM VAGAS DE EMPREGO POR MEIO DE UM SISTEMA WEB SEMÂNTICO

Acadêmico: GIOVANI GUIMARÃES ALVES (segundo à esquerda)

Banca Avaliadora: Prof. Msc. Yuri Bento Marques (Orientador), Prof. Msc. Thiago Bicalho Ferreira, Msc. Francis Bento Marques - UFVJM Campus Mucuri.

Trabalho: CRIAÇÃO COLABORATIVA DE ONTOLOGIAS PARA DESCRIÇÃO DE ITENS À VENDA POR MEIO DE UM SISTEMA WEB

Acadêmica: Larissa Guimarães Rocha

Banca Avaliadora: Prof. Msc. Yuri Bento Marques (Orientador), Prof. Msc. Thiago Bicalho Ferreira, Msc. Francis Bento Marques - UFVJM Campus Mucuri.

Trabalho: SISTEMA DE CÁLCULO SOBRE O ÍNDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR EM TEÓFILO OTONI-MG

Acadêmica: Nayara Viviane Seiffert de Araújo

Banca Avaliadora: Prof. Msc. Thiago Silva Miranda (Orientador), Prof. Msc. Henrique Faria de Oliveira, Prof. Msc. Rodrigo Chamilete Neves - UFVJM Campus Mucuri.

Fim do conteúdo da página