Portal IFNMG - Alunos e professores do Curso Técnico em Meio Ambiente realizam visita técnica ao aterro sanitário de Teófilo Otoni Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Alunos e professores do Curso Técnico em Meio Ambiente realizam visita técnica ao aterro sanitário de Teófilo Otoni

Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2019, 15h42 | Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2019, 11h40

 

No dia 13 de junho de 2019, alunos e docentes do Curso Técnico em Meio Ambiente realizaram uma visita técnica ao aterro sanitário de Teófilo Otoni. A atividade teve como objetivo conhecer a estrutura física do estabelecimento, seus recursos materiais, humanos e os processos de trabalho envolvidos na rotina de funcionamento.

O grupo foi conduzido pelo sr. Gilmar, ativista da causa de gestão de resíduos; sr. Aurélio, responsável técnico pelo aterro, e sr. Hélio, líder representante dos trabalhadores autônomos responsáveis por realizar a triagem dos resíduos sujeitos à reciclagem.

Os professores Alexandre Petusk (Gestão Ambiental), Luara Neves (Epidemiologia e Vigilância em Saúde Ambiental) e Rodolfo Condé (Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes) propuseram a visita a fim de articular os conceitos teóricos discutidos em sala de aula em suas respectivas disciplinas, relacionando-os à realidade prática do profissional Técnico em Meio Ambiente, além de promover uma análise crítica da gestão de resíduos no município e os impactos do descarte sem o devido tratamento.

Embora denominado “Aterro Sanitário”, o estabelecimento não atende aos critérios definidos para esta classificação, apesar de ser uma aspiração da gestão municipal, segundo afirmam os condutores da visita.

A aluna Isadora Alecrim sentiu-se impactada pela experiência da visita: “eu não podia imaginar que o aterro/lixão seria tão próximo à cidade. E foi surpreendente perceber a quantidade de lixo que produzimos todos os dias, nos trazendo uma noção maior da urgência em se pensar soluções para um problema desta magnitude”, afirmou a aluna.

 

 

 

Fim do conteúdo da página