Portal IFNMG - Alunos e professores do Curso Técnico em Meio Ambiente realizam visita técnica ao aterro sanitário de Teófilo Otoni Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2019, 15h42 | Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2019, 11h40

No dia 13 de junho de 2019, alunos e docentes do Curso Técnico em Meio Ambiente realizaram uma visita técnica ao aterro sanitário de Teófilo Otoni. A atividade teve como objetivo conhecer a estrutura física do estabelecimento, seus recursos materiais, humanos e os processos de trabalho envolvidos na rotina de funcionamento.

O grupo foi conduzido pelo sr. Gilmar, ativista da causa de gestão de resíduos; sr. Aurélio, responsável técnico pelo aterro, e sr. Hélio, líder representante dos trabalhadores autônomos responsáveis por realizar a triagem dos resíduos sujeitos à reciclagem.

Os professores Alexandre Petusk (Gestão Ambiental), Luara Neves (Epidemiologia e Vigilância em Saúde Ambiental) e Rodolfo Condé (Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes) propuseram a visita a fim de articular os conceitos teóricos discutidos em sala de aula em suas respectivas disciplinas, relacionando-os à realidade prática do profissional Técnico em Meio Ambiente, além de promover uma análise crítica da gestão de resíduos no município e os impactos do descarte sem o devido tratamento.

Embora denominado “Aterro Sanitário”, o estabelecimento não atende aos critérios definidos para esta classificação, apesar de ser uma aspiração da gestão municipal, segundo afirmam os condutores da visita.

A aluna Isadora Alecrim sentiu-se impactada pela experiência da visita: “eu não podia imaginar que o aterro/lixão seria tão próximo à cidade. E foi surpreendente perceber a quantidade de lixo que produzimos todos os dias, nos trazendo uma noção maior da urgência em se pensar soluções para um problema desta magnitude”, afirmou a aluna.