Portal IFNMG - IFNMG e UFVJM Desenvolvem Plataforma para Divulgar os Casos de COVID-19 em Teófilo Otoni-MG Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2020, 15h44 | Última atualização em Terça, 30 de Junho de 2020, 16h38
O ano de 2020 está marcado pelo aumento da circulação do vírus Sars-CoV-2 e disseminação em escala planetária da doença provocada por ele denominada de COVID-19, conforme oficialização da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse ínterim, o vírus se interiorizou e contribuiu para o colapso do sistema de atendimento à saúde em alguns municípios brasileiros. Diante do cenário de emergência em saúde pública vivenciado, o professor de geografia, Sérgio Lana Morais, do IFNMG Teófilo Otoni, em parceria com uma equipe de servidores da UFVJM, composta por Francis Bento Marques, Prof. Stênio Cavalier e Wallinson Schutte, desenvolveram uma plataforma que permite o acompanhamento dos casos confirmados de COVID-19 no município de Teófilo Otoni-MG. 
 
 
A ferramenta que utiliza as informações divulgadas diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, através dos Boletins Epidemiológicos, permite ao usuário identificar a quantidade de casos confirmados por bairro da cidade de Teófilo Otoni, bem como os casos localizados na Zona Rural do município. Além dessas funcionalidades, ainda é possível acompanhar a quantidade de recuperados, a definição de cenários para novos casos da doença, a taxa de ocupação dos leitos hospitalares, e um comparativo com outras cidades médias que também estão passando por situação semelhante, como por exemplo, Governador Valadares-MG e Ipatinga-MG. 
 
 
O professor Sérgio Lana enfatiza que ao espacializar os casos e analisar a dispersão do novo coronavírus pelo território, espera-se que as autoridades de saúde possam atuar de maneira mais efetiva no processo de tomada de decisão, tendo em vista o enfrentamento da pandemia. Ademais, o trabalho em desenvolvimento também fornece ao público em geral uma ferramenta de fácil utilização para rastrear os casos, conforme sua evolução espacial. 
 
 
A plataforma desenvolvida pode ser acessada através do link: https://covid19.appcode.com.br/
 
 
 
 
 
 
 
 
Fim do conteúdo da página