Portal IFNMG - Setembro Amarelo: Onde procurar ajuda? Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 12h21 | Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2020, 12h21

SETEMBRO AMARELO: Onde procurar ajuda?

No Brasil, desde 2014, o mês de setembro destinado a intensificar as ações de prevenção ao suicídio e valorização da vida. Para auxiliar na prevenção ao suicídio, compreendemos que, além do suporte prestado por familiares e entes queridos, é fundamental a procura por ajuda profissional. Neste sentido, trazemos uma série de contatos de onde realizar esse tipo de atendimento:

- Estudantes e servidores do IFNMG podem estar enviando e-mail solicitando apoio psicológico através do endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O SUS oferece uma estrutura de atendimento à população, gratuita e de qualidade:

Através dos Postos de Saúde – ou Estratégias de Saúde da Família (ESF) - presentes em praticamente todas as cidades do país, esse serviço de saúde são porta de entrada do SUS. Por isso, se estiver sentindo algum desconforto relacionado a sua saúde emocional comunique o profissional Agente Comunitário de Saúde(ACS) que atende sua residência ou os demais profissionais do Posto de Saúde - enfermeir(a)o e medic(a)o, por exemplo - . Muitas cidades contam com profissional de psicologia através do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF AB), os quais atendem nos postos de saúde.

Cabe ressaltar, que mesmo não contanto com esses profissionais na estrutura do posto de saúde, os profissionais que lá atendem vão saber te encaminhar para a o serviço que tenha, por isso é sempre importante procurar ajuda nesse serviço.

- Centro de Atenção Psicossocial  (CAPS) são unidades especializadas em saúde mental. Não são todas as cidades que possuem esse serviço. Em Teófilo Otoni possuímos três modalidades de CAPS:

CAPS II - Voltado para o atendimento de adultos

Endereço: Rua Sebastião Ramos, n° 103, bairro Grão Para

CAPS i - Voltado para o atendimento de crianças e adolescentes

Endereço: Rua Antonio Mendes de Souza, n° 04, Grão Para

CAPS Ad - Voltado para o atendimento de pessoas que estejam enfrentando problemas com álcool e/ou outras drogas.

Endereço: Rua Desembargador Eustáquio Peixoto, n° 176, bairro São Diogo

- O Sistema Único de Assistência Social – SUAS também oferece atendimento psicológico à população através dos Centro de Referência de Assistência em Assistência(CRAS). A maioria das cidades possuem pelo menos um CRAS.

Em Teófilo Otoni ainda contamos com o suporte das faculdades e universidades privadas que possuem o curso de psicologia em sua grade, seguem os contatos:

- UNIDOCTUM - Através do Núcleo de Psicologia Aplicada, a UniDoctum oferece atendimento psicológico para a população.
Você pode solicitar atendimento através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: 33 3086-3298

Neste período de pandemia os atendimentos estão sendo realizados de forma on-line

- UNIPAC - A Universidade Presidente Antônio Carlos oferece atendimento psicológico através do Núcleo de Prática Psicológica para a população em geral.
Para agendar basta ligar ou enviar mensagem para o número: 33 98899-2346

- O Centro de Valorização da Vida (CVV) Realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas.

Mais informações através do site: < https://www.cvv.org.br/ > ou ligue 188.

Para se inteirar mais sobre o tema, confira a live que o IFNMG- Campus Teófilo Otoni realizou no dia 29 de Setembro : < https://www.youtube.com/watch?v=z-seF3UQrfg >

E não se esqueça: Você não está sozinho! Não tenha vergonha em procurar ajuda.

#setembroamarelo

#valorizaçãodavida