Portal IFNMG - Jogos Matemáticos: uma estratégia significativa de ensino Ir direto para menu de acessibilidade.

Jogos Matemáticos: uma estratégia significativa de ensino

Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 21h07 | Última atualização em Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 21h17

De junho a novembro de 2018, a Escola Municipal Corina Ferraz de Brito, em Almenara, recebeu o projeto “Jogos Matemáticos: uma estratégia significativa de ensino”.

O objetivo do projeto de extensão do IFNMG Campus Almenara foi auxiliar os alunos a resgatarem conhecimentos matemáticos e despertar interesse pela área, com o intuito de encontrar um equilíbrio entre o real e o imaginário, buscando soluções para problemas tanto no ambiente escolar quanto na vida cotidiana, priorizando o gosto de aprender a partir do lúdico.

A professora Waldilainy de Campos e os alunos Salomão Souza Silva, Esther Rocha Veloso, Evellyn Luz Gusmão, Rhian Ribeiro Gonçalves, com a colaboração dos docentes Jandresson Dias Pires e Bruno César Magalhães Alquimim, levaram aos alunos da turma “7º D”, uma experiência de aprendizagem em que a equipe identificava as dificuldades, pesquisava os jogos que atendessem aos objetivos, confeccionavam, aplicavam nas duas últimas quartas-feiras do mês e avaliavam o jogos, finalizando com um relatório.
Segundo os desenvolvedores do projeto, os alunos beneficiados mostraram-se mais interessados e confiantes ao longo do tempo em relação à matemática, melhoraram a aprendizagem e o envolvimento com o projeto, além de melhorarem a forma de aprender e organizar os estudos.
O projeto não só cumpriu seu papel social de levar o conhecimento à sociedade, como despertou nos alunos o interesse de buscar uma melhoria de vida através do aprendizado.

received 2171152459809231