Portal IFNMG - Abertura do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Abertura do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio

Publicado: Quinta, 07 de Março de 2019, 18h17 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2019, 18h25

A comunidade do baixo Jequitinhonha tem mais um motivo para comemorar:
40 novos alunos deram início às atividades letivas do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. A abertura deste curso é resultado do trabalho conjunto da sociedade civil, das instituições regionais e do IFNMG-Campus Almenara. Realizada em março de 2017, a audiência pública para modificação da modalidade do curso ratificou essa parceria e permitiu à comunidade interna construir o Projeto Pedagógico de Curso, baseado em dois pilares educacionais: a Politecnia e os Projetos Integradores.

Entende-se por Politecnia a concepção curricular que vincula o trabalho à formação ética e humanista. A proposta consiste em organizar as disciplinas do núcleo comum a partir de eixos tecnológicos profissionalizantes. Deste modo, haverá a articulação entre os conhecimentos científicos e os sistemas de produção social, sejam eles de ordem cultural, econômica, ambiental, ética e estética. Para exemplificar, os conteúdos da disciplina de Filosofia privilegiam
os conhecimentos, habilidades e objetivos do técnico em Administração no que diz respeito às relações humanas e à ética profissional. Além desta disciplina, são componentes do Núcleo Politécnico: Sociologia e Gestão Rural, Artes e Marketing, e Matemática e Finanças.

Projetos Integradores fortalecem as práticas pedagógicas colaborativas (multi, inter e transdisciplinares) e também articulam a formação geral sólida e a formação técnico-profissional. Essa perspectiva pedagógica proporcionará aos discentes o aprimoramento e o fortalecimento do processo formativo, tendo em vista o desenvolvimento de habilidades técnicas e de competências sociais importantes para o profissional, a capacidade de solucionar problemas, a visão sistêmica, a responsabilidade, a tomada correta de decisão, a disciplina, as capacidades de inovar e de pensar criativamente, a promoção do empreendedorismo, etc.

Com esses princípios estruturantes, o IFNMG-Campus Almenara espera formar profissionais técnicos de nível médio críticos, criativos e participativos, que sejam capazes de mobilizar os conhecimentos teóricos e práticos para transformar o seu campo de trabalho, a sua comunidade e a sociedade na qual está inserido, compreendendo tecnologias associadas a instrumentos, técnicas, estratégias e mecanismos de gestão e empreendedorismo.

Desejamos sucesso aos estudantes e servidores envolvidos no curso.

 

essa

Figura 1: Professor e Coordenador do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio com os alunos em aula de Informática.

Fim do conteúdo da página